25 de maio de 2011

Dia dos nerds é nós!




Se você disse não ao Windows e ao Mac e faz questão de utilizar aquela distribuição de Linux poderosa, identifica de longe os modelos das naves espaciais de Star Wars, é o representante oficial do suporte técnico em sua casa e se a obra de Douglas Adams faz parte da sua literatura de cabeceira – ou todas as opções anteriores – é hora de celebrar. Hoje (25/5) comemora-se o Dia do Orgulho Nerd, juntamente com o Dia da Toalha.

A escolha da data não poderia ser mais propícia: instituída em 2006, a celebração remete ao dia 25 de maio de 1977, quando o primeiro filme da saga Star Wars foi exibido nos cinemas. A comemoração, que começou na Espanha, contou até com um manifesto listando os direitos e deveres de todo nerd, como “o direito de não gostar de futebol ou de esportes” e “o dever de tentar dominar o mundo”. A hashtag #orgulhonerd chegou a figurar entre os tópicos mais discutidos do Twitter ao redor do mundo hoje, enquanto que #diadatoalha ficou em terceiro lugar nas tópicos mais falados entre os brasileiros na rede de microblog.

Sem grandes exageros, o objetivo de conquistar o mundo foi, de certa forma, alcançado por dois representantes do mundo nerd: Steve Jobs, que, a partir de um computador construído em uma garagem, mudou a história da tecnologia a partir da fundação de uma das maiores (e mais valiosas) empresas do mundo, a Apple e, claro, Bill Gates, o desertor da universidade de Harvard que chegou ao posto de homem mais rico do mundo, criador da Microsoft, fabricante do sistema operacional mais utilizado do planeta. A trajetória dos dois está retratada no documentário Triumph of the Nerds (1996), que fala sobre do nascimento dos computadores pessoais e do avanço tecnológico desde os anos 70.

E por quê Dia da Toalha? A explicação começa há dez anos, quando os fãs de Douglas Adams, autor da série Guia do Mochileiro das Galáxias, procuravam uma data para homenagear o escritor. Em sua obra, Adams dedica nada mais do que uma página inteira no primeiro volume da trilogia falando sobre a toalha e todas as suas utilidades, além de ser descrita como “a mais útil ferramenta que o mochileiro intergaláctico pode ter”. Duas semanas após a morte do autor, o dia 25 de maio de 2001 foi instituído como o primeiro Dia da Toalha, no qual os fãs da série passam o dia inteiro com o adereço de banho ao seu lado.

O mês de maio é berço de outra data importante para o mundo nerd: o Star Wars Day, comemorado no dia 4 de maio, em referência a famosa frase da série “may the force be with you” (que a força esteja com você, em tradução livre), que acabou se tornando “may the fourth be you with”, resultando na pronúncia da data em inglês. Em comemoração, a Macworld Brasil separou três aplicativos para iOS para os fãs da série. Então se você não tem um sabre de luz, porém possui um dispositivo iOS, vale conferir as dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

regras de comentario
1-não são permitidos palavroes
2-não são permitidas ofensas
3-não são permitidas palavras de conotação pornografica