personagens

este esboço contem apenas os personagens principais da saga sem os secundarios


luke skywalker


Luke Skywalker foi um lendário guerreiro Jedi que ajudou a derrotar o Império Galáctico e a formar a Nova República, assim como a Nova Ordem Jedi. Nascido em 19 ABY, filho do Cavaleiro Jedi caído Anakin Skywalker e da Rainha de Naboo Padmé Amidala, ele foi criado em Tatooine e escondido do Imperador Palpatine, e seu pai, que se tornou Darth Vader, o Lorde Negro dos Sith. Em 0 ABY, a vida Skywalker iria mudar para sempre. A compra de dois dróides, R2-D2 e C-3PO, o levou a encontrar Han Solo, Princesa Leia Organa, e receber treinamento do antigo Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi. Skywalker então destruiu a Primeira Estrela da Morte e se juntou à Aliança Rebelde.
Ao longo dos próximos anos, ele lutou em muitas das mais importantes batalhas da Guerra Civil Galáctica. Em 3 DBY, Luke recebeu treinamento Jedi de Yoda, e descobriu através de Vader que o Lorde das Trevas era seu pai. Um ano mais tarde, lutou na Batalha de Endor, e conseguiu redimir seu pai de volta para a luz. Graças a Skywalker, Palpatine foi morto, e o Império levou um duro golpe. Um ano depois, a Nova República foi formada. Ao longo da década seguinte, Luke ajudou a manter a paz em toda a galáxia na medida que a Nova República lentamente derrotava os pequenos remanescentes do Império. Quando Palpatine retornou na forma de vários clones, Luke temporariamente caiu para o lado negro, mas foi resgatado, e ele continuou com seu objetivo de reviver a Ordem Jedi. Em 11 DBY, ele fundou a Nova Ordem Jedi, que adotou uma política parecida com a dos Jedi Cinza, e começou a ensinar sensitivos sobre os caminhos da Força no Praxeum Jedi. Em 19 DBY, ele se casou com Mara Jade, uma usuário da Força e colega Jedi, ex-mão do Imperador.
Em 25 DBY, a Guerra Yuuzhan Vong começou. Apesar de a Nova República ser quase aleijada pelos invasores de outra galáxia, eles foram capazes de derrotar os Yuuzhan Vong em 29 DBY, em grande parte devido à Skywalker e sua Nova Ordem Jedi. Durante a guerra, a esposa de Skywalker deu à luz a um filho, que deram o nome de Ben em homenagem ao velho mestre de Luke. Após o fim da guerra, a Nova República foi para a Aliança Galáctica, e Skywalker reformou a Ordem, tomando o título de Grande Mestre Jedi. Na após a crise Dark Nest, Skywalker começou a questionar a nova visão dos Jedi sobre a Força. Em 40 DBY, a Segunda Guerra Civil Galáctica começou, um acontecimento que abalou toda a galáxia. Mais tarde naquele ano, quando sua esposa foi assassinada, e seu sobrinho Jacen Solo assumiu o controle da Aliança Galáctica, Luke começou a temer que Jacen tinha se tornado um Sith, o que foi provado ser verdade, quando ele tomou o título de Lorde Negro dos Sith sob o nome de Darth Caedus. Skywalker então formou a Jedi Coalition para se opor a Caedus e seu governo da Aliança. Com a ajuda de Skywalker, Caedus foi morto por Jaina Solo, causando o fim da guerra e restaurando a paz na galáxia.
No rescaldo da guerra, Natasi Daala ascendeu ao cargo de Chefe de Estado e promoveu uma ampla disseminação de um sentimento anti-Jedi, resultando em tensões entre a Ordem Jedi e seu governo. Daala finalmente prendeu Luke por precaução e, em troca de sua liberdade, ele foi exilado e proibido de se envolver nos assuntos da Ordem Jedi. Luke e seu filho entraram em uma jornada para descobrir mais aspectos da Força.

Luke Skywalker nasceu em uma colônia em Polis Massa, logo após o início do Grande Purgo Jedi e a fundação do Império Galáctico. Segundos depois do nascimento da irmã gêmea de Luke, Leia, Padmé Amidala faleceu.
Obi-Wan Kenobi e Yoda sabiam que as crianças, ambas dotadas de uma afinidade natural com a Força, deveriam ser protegidas de Palpatine e do pai. Decidindo que seria melhor que as crianças fossem separadas, Bail Organa decidiu levar a menina, afirmando que sua mulher sempre quis ter uma filha, e Obi-Wan disse que levaria o menino para Tatooine, onde morava seus parentes mais próximos.
Kenobi levou o menino para Tatooine, dando o primeiro passo na jornada em Nar Shaddaa. Ele vendeu seu Caça Estelar para comprar a passagem para o mundo natal de Lars. Querendo observar o crescimento de Skywalker, Obi-Wan decidiu morar escondido em Tatooine.
Durante os primeiros anos do seu exílio, Obi-Wan visitou os Lars todos os dias, sempre tentando ficar longe da vista de Owen e Beru, para que eles não pudessem vê-lo observar Luke. Posteriormente a intervenção de Obi-Wan nos negócios da família fariam sua presença ser indesejada no lar dos Owen, o que fez Obi-Wan parar de observar Luke diariamente.
Quando Luke tinha 10 anos, ele fugiu, furioso por Owen se recusar a falar sobre seu pai. Infelizmente, Luke se perdeu em uma tempestade de areia. No deserto, ele teve uma visão de um vulto alto, e logo após conheceu um menino chamado "Annie". Os dois garotos perceberam que tinham muito em comum: ambos sabiam pouco sobre seus pais, eram ótimos pilotos, ambos queriam sair de Tatooine algum dia, e que ele poderiam sentir eventos futuros. Logo, eles acharam um Tusken enterrado na areia e tomaram dele sua arma. Logo após, ele foram se abrigar em uma caverna e foram afugentados por womp rats de volta para a tempestade, aonde eles encontraram um dróide astromecânico vermelho e branco. Annie fez com que o droid explodisse, o que chamou a atenção de um Dragão Krayt que atacou os meninos. Luke perdeu Annie de vista e, por instinto, matou o dragão atirando a arma do Tusken em sua garganta. Exausto, Luke ficou inconsciente mas, felizmente, Owen e um grupo de resgate o encontraram. No entanto, não havia nenhum sinal do krayt ou de Annie. Luke, no entanto, estava certo de que tudo aquilo não foi um sonho, e Owen sabia que havia algo de especial no seu sobrinho.
Skywalker passou os próximos desenove anos da sua vida na fazenda de Lars, aonde seu tio tentava sem sucesso desencorajá-lo de suas tendências aventureiras. Quando menino, Skywalker usou inconscientemente a Força para encontrar uma chave de fenda de seu tio. Quando Owen descobriu, ele gritou com o menino, dizendo-lhe para nunca mais fazer isso.
Na adolescência, Skywalker sonhava com aventuras em lugares além de Tatooine e brigava com seu tio pelos seus desejos de voar entre as estrelas de mundos distantes. Quando questionado sobre o envolvimento do pai de Luke nas Guerras Clônicas, Lars lhe disse que seu pai foi "um navegador em uma nave de transporte". Apesar da decepção, Skywalker se tornou um jovem em busca de aventuras, pilotando seu Incom T-16 Skyhopper no Beggar's Canyon e correndo com seu landspeeder sem se importar com a segurança. Além de compartilhar das habilidades naturais de piloto da sua família, Luke Skywalker desenvolveu habilidades para reparos mecânicos enquanto procurava por dróides e concertando vaporizadores da fazenda.

Guerra Civil Galáctica

Saindo de Tatooine


"Este tem o poder da força."
Darth Vader sobre Luke Skywalker[fonte]
"Ajude-me Obi-Wan Kenobi. Você é a minha única esperança". Esta é a mensagem que Luke vê de Léia.
Luke compra dois dróides, C-3PO e R2-D2. R2 mostra uma mensagem holográfica da Princesa Leia destinada a Obi-Wan Kenobi e Luke se lembra do ermitão Ben Kenobi (que na realidade é Obi-Wan Kenobi), que mora nas montanhas.
Ao visitar Ben, descobre sobre seu pai, Anakin Skywalker, um cavaleiro Jedi morto pelo terrível Darth Vader. Não queria se unir a Obi-Wan para responder à Leia, mas quando seus tios são mortos pelos soldados imperiais, aceita acompanhá-lo e recebe o sabre de luz de Anakin (retirado deste no final do episódio 3, após o confronto entre Anakin e Obi-Wan), para começar o próprio treinamento Jedi.
Para contactar Leia, Luke e Obi-Wan contratam o piloto Han Solo, e vão a bordo da nave Millenium Falcon. Mas ao tentar chegar ao planeta de Leia, a Estrela da Morte, uma estação espacial de enorme poder, o destrói. A Estrela da Morte ainda captura a nave com seu "raio trator", e lá dentro Luke e Han resolvem salvar Leia, enquanto Obi-Wan vai desligar o raio trator. Quando estão prestes a fugir, Darth Vader mata Obi-Wan.
Mais tarde, Luke se une à Aliança Rebelde, e vai com um esquadrão de X-Wings, o Esquadrão Vermelho, para destruir a Estrela da Morte I e conseguem, mas com muitas perdas.

O Império Contra-Ataca


"Luke você pode destruir o Imperador, ele previu isto. Una-se a mim e juntos governaremos a galáxia, como pai e filho."
Darth Vader tentando seduzir Luke Skywalker ao Lado negro
A Força está com você jovem Skywalker...mas você não é nenhum Jedi! Darth Vader para Luke Skywalker. Três anos depois, a Aliança Rebelde construiu uma base secreta, a Base Echo, no planeta de gelo Hoth. Luke foi enviado com Han Solo e outros em uma busca por sondas imperiais, mas é atacado por um Wampa, quando acorda dentro da caverna da criatura, ele consegue puxar seu sabre de luz de volta e cortar o braço da besta, dando-lhe tempo para escapar. Estava tarde e uma nevasca havia começado, Luke tem uma visão de Ben Kenobi pedindo para ele ir ao planeta Dagobah procurar por Yoda e desmaia, momentos depois, ele é encontrado por Han Solo, que abre um tauntaun utilizando o sabre de luz de Luke e usa a pele para se cobrirem durante a noite, de manhã ambos são encontrados por um Snowspeeder que os levam de volta para a base. Após se recuperar de seus ferimentos, ele participa da defesa contra o Império para ganhar tempo para a evacuação da base. Quando o último transporte escapa, Luke entra em sua x-wing e percorre o trajeto para Dagobah.

Treino Jedi

Skywalker então viajou para Dagobah, onde ele encontrou Yoda. Primeiramente, Luke ficou frustado e confuso com as suas redondezas e com o pequeno Yoda, que não tinha se identificado como tal. Skywalker ficou admirado com a criatura quando descobriu sua verdadeira indentidade, apesar de ter aceitado treiná-lo apenas por insistência do espírito de Kenobi. O treino foi difícil, e, ao longo dele, a mente de Skywalker foi se reformando, mudando seus instintos emocionais e diante . Ao entrar em uma caverna, ele enfrentou uma visão de si mesmo vestido na Armadura de Darth Vader. Pouco tempo depois, ele teve uma visão de Leia e Han Solo em sofrimento na Cidade das Nuvens em Bespin e, mesmo ignorando os avisos de Kenobi e Yoda, ele rapidamente partiu de Dagobah para resgatá-los.


Duelo contra o Lorde Sombrio

Primeiro confronto entre Luke e Darth Vader, em Bespin.
Assim, Luke vai para o planeta Bespin, onde cai em uma armadilha, mesmo com os aviso de Leia, e é atraído para a câmara de congelamento, onde Darth Vader o espera, por um grupo de soldados imperiais.
Vader provou sua superioridade em sua Forma V personalizada e conhecimento das artes da Força, para incapacitar Skywalker e cortar sua mão direita, e tenta atrair o Jedi enfraquecido para o lado negro, oferencendo-lhe uma chance de destruir o Imperador e trazer a ordem de volta para a galáxia.

O Retorno de Jedi


"Luke, quando eu me for, o último jedi você será."
Mestre Yoda

"Vejo que construiu um novo sabre de luz. Agora suas habilidades estão completas!"
Darth Vader
Em O Império Contra-Ataca, Han Solo fora congelado em carbonita e levado para o asqueroso gângster Jabba the Hutt, seu credor, em Tatooine. Um ano depois, Luke e Leia vão salvá-lo.
Após o resgate, Luke volta á Dagobah. Lá, Yoda confirma o fato de que Darth Vader é Anakin Skywalker e diz que o treinamento de Luke acabou, mas ele ainda não é um Jedi. E morre,com suas últimas palavras sendo: "Há outro Skywalker"
O espírito de Obi-Wan aparece para Luke e diz que ele terá de enfrentar Vader de novo. Ao perguntar á Obi-Wan sobre "o outro Skywalker" que Yoda falara, ele revela que é sua irmã gêmea, Léia. {{Seu Pai foi seduzido pelo lado sombrio da força. Deixou de ser Anakin Skywalker e se tornou Darth Vader, quando isto conteceu, o homem bom que seu pai era foi destruído. Portanto, eu falei a verdade, de um certo ponto de vista. [Obi-Wan Kenobi para Luke Skywalker]}}
A seguir, Luke recebe a missão de ir com Léia e Han Solo até a lua florestal de Endor, para desligar o escudo da nova Estrela da Morte. Se perdem e são orientados pelos pequenos Ewoks. Então, Luke conta a Léia sobre seu parentesco e resolve se entregar ao Império para falar com seu pai e dizer que ainda há um pouco de bondade nele, o que Vader nega.
Luke é levado ao Imperador, que o tenta levar para o Lado Negro e mostra-lhe as forças imperiais destruindo as naves rebeldes.
Segundo confronto entre Luke e Vader
Quando Luke vai atacar o Imperador, Darth Vader bota seu sabre-de-luz no caminho, e começa outra luta. Por meio de telepatia, Vader descobre sobre a irmã de Luke e diz que vai trazê-la ao Lado Negro já que ele não irá. Luke então aparece, explodindo de raiva pela ameaça de Vader à Léia, e corta a mão direita de Vader. Ao ver que ele cortara a mão de seu pai, assim como seu pai fizera em O Império Contra-Ataca, percebe que está ficando igual a ele.
O Imperador aparece, e Luke se declara um Jedi, assim como seu pai fora, imune ao Lado Negro. Em fúria, o Imperador solta raios.
Darth Vader, ao ver seu filho agonizando com os ataques, antes do Imperador matar Luke, com seu braço restante joga o Imperador no reator da Estrela da Morte, matando-o.
Vader pede para Luke tirar sua máscara, e diz antes de morrer: "Diga... à sua irmã ...que você estava certo"(sobre sua bondade).
Luke pega uma nave e leva o corpo de Darth Vader para Endor, pouco antes da Estrela da Morte ser destruída. Em um funeral Jedi, queima o corpo do pai, que se tornou um espírito da Força, aparecendo ao lado de Obi-Wan e Yoda.
http://www.rabittooth.com/1024x768StarWarsWallpapers2/1024LukeROTJV2.jpg

] Pós-Palpatine


"Às vezes eu sinto como eu fui correndo a toda velocidade, uma vez que soprou fora de Tatooine com os dróides e Ben Kenobi caminho de volta quando."
―Luke Skywalker durante a Campanha Thrawn
O dia depois de seu duelo com Darth Vader, na Batalha de Endor, embora ainda estava se recuperando dos ferimentos infligidos pela Força relâmpago de Palpatine, Skywalker salva Wedge Antilles da morte certa. Antilles tinha descoberto uma mensagem droid que estava ameaçando autodestruição, solicitando ajuda para o mundo sitiado posto Bakura.
Skywalker comandou uma missão da Aliança para o sistema de Bakura, que foi sitiada por uma estranha raça alienígena, a SSI-Ruuk, que usou a força da vida de seus cativos ao poder da sua tecnologia. Skywalker e Organa negociaram uma trégua temporária entre os rebeldes e as forças imperiais para ajudar a repelir a invasão. Skywalker encontrou a jovem senadora Yard,e eles eventualmente desenvolveram uma atração mútua pelo outro, mas se separaram depois que a missão foi concluída. Durante a missão, Skywalker foi infectado com parasitas Olabrian pelo traiçoeiro governador Imperial Wilek Nereu e também foi preso pela SSI-Ruuk. Com a ajuda de Dev Sibwarra, um sensível a forca que serve o SSI-Ruuk, Skywalker era capaz de escapar do SSI-Ruuk, desativar a nave, e ganhar a batalha. Skywalker depois ditou os termos da rendição de Wilek Nereu para o Bakurans ter a sua liberdade de escolher a sua autoridade de governo. A descoberta do Dev Sibwarra durante a Batalha de Bakura abastecido convicção Skywalker para encontrar outros como ele, na galáxia.O Grande Purgo Jedi não foi absoluto. Certamente, ele acreditava, não havia Força utilizadores que tinham jedi que escaparam dos tempos escuros.
Depois de retornar de Bakura, Skywalker levou os pilotos do sub-força Rogue Squadron para Corellia de férias. Eles descobriram que o planeta a ser quase livre da ocupação imperial. No entanto, ao se sentar em uma tapcafe no Coronet City, a cidade foi atacada pelo General Weir e suas forças. The Rogues realizada fora do stormtroopers enviado depois deles, e as habilidades de Luke Jedi veio a calhar na defesa dos outros pilotos em caso de incêndio blaster e mantendo um AT-ST de cair até Tycho Celchu e Ten Nunb poderia ficar longe dele. Após Nunb foi capturada, Luke prosseguido seus captores Imperial, mas eles escaparam para fora do planeta nos transportes. Felizmente, Tycho e astromechs trouxeram seus X-wings para eles. Largando na perseguição, eles foram adiados por um ataque de diversão TIE Fighter em um comboio de civis. No entanto, Skywalker ea Rogues outras controladas Weir e dez a Tralus, onde encontraram uma base escondida no subsolo. Após uma breve troca de tiros, Weir fugiram em uma gravata e Skywalker e Antilhas commandeered Laços de seus próprios a persegui-lo. Enquanto isso, Wes Janson Nunb descobriu que já estava morto, torturado e morto por Weir. Skywalker e Antilhas tiro em geral para baixo, e eles o levaram de volta para a Aliança como um prisioneiro. Pouco depois, Skywalker se responsabiliza pelo esquadrão durante a Wedge.
No entanto, Luke teve de colocar os seus sonhos para uma Nova Ordem Jedi em espera. A morte de Palpatine tinha criado um tempo de atividade frenética, e Luke foi apanhado auxiliando mundos tentando romper com o Império, na sua hora de fraqueza. No mundo da Solay, Luke ajudou a derrubar a resistência local King Blackart. Durante o golpe, Luke se apaixonou por uma garota local chamada Mary, e esperava pela primeira vez para deixar a guerra para trás. No entanto, Luke foi subitamente de volta à realidade quando o Império voltou a escravizar Solay. Maria foi morta na reocupação e Luke fugiu do planeta com a ajuda de um Braxas local chamado. A morte de Maria, renovou o compromisso de Luke para a rebelião, e ele tomou a seus deveres com fervor renovado

leia. 


Quando adulta, ela uniu-se à Aliança Rebelde, na luta contra o Império Galáctico. Durante uma de suas missões, ela foi capturada pelo Império e presa em sua estação espacial, a Estrela da Morte. Ela gravou uma mensagem pedindo ajuda à Obi-Wan Kenobi em seu dróide R2-D2 e mandou-o junto com C-3PO para o planeta Tatooine, onde Luke Skywalker os comprou e levou-os à Obi-Wan. Eles contrataram dois pilotos, Han Solo e o Wookiee Chewbacca, para levá-los em sua nave, a Millenium Falcon, até o planeta Alderaan, que fora destruído pela Estrela da Morte.
Eles entraram na Estrela da Morte e salvaram a princesa. Kenobi foi morto lutando contra Darth Vader. Após tudo isso, eles unem-se à Aliança Rebelde e a Estrela da Morte é destruída por Luke, com a ajuda de Han.
Ela sente afeição por Luke, sem saber que ele é seu irmão demonstra isso beijando-o. Nos momentos tranqüilos na Millenium Falcon, ela se apaixona pelo piloto da nave, Han Solo. E ele por ela.
Lutou em muitas batalhas importantes, como a batalha de Hoth e a batalha de Endor.
Quando foram à Bespin, para encontrarem o amigo de Solo, Lando Calrissian, Han foi capturado, congelado em carbonita e entregue ao caçador de recompensas Boba Fett.
Eles tentaram salvar Han antes que ele fosse entregue à Jabba the Hutt(fato narrado em Sombras do Império), mas falharam.
Depois conseguiram salvá-lo, já em Tatooine no palácio de Jabba, e Leia matou Jabba estrangulado com a corrente que a prendia.
Mais tarde, ao descobrir que Luke é seu irmão, ela diz que, de algum modo, já sabia. Depois do Episódio VI: O Retorno de Jedi ela se casa com Han Solo, passa a se chamar Leia Organa Solo e entra para a academia Jedi de seu irmão Luke para ser treinada como Jedi.

darth vader


Ascensão de Darth Vader


"A Força é intensa em você. Um Sith poderoso você se tornará. A partir de hoje, você será conhecido como Darth... Vader."
Darth Sidious
Darth Vader foi o título Sith dado a Anakin Skywalker pelo Supremo Chanceler Palpatine após ele ter sido seduzido pelo Lado Negro da Força em 19 ABY.
Anakin Skywalker, tendo pesadelos nos quais a esposa Padmé Amidala morria ao dar a luz, e esperando salvá-la, cedeu ao Lado Sombrio da Força e se tornou aprendiz de Darth Sidious, camuflado na figura do Chanceler Palpatine. O primeiro ato de Skywalker como aprendiz Sith foi liderar a 501ª Legião até o Templo Jedi, para caçar e matar cada Jedi lá dentro, incluindo os younglings.
Darth Vader durante seu duelo contra Obi-Wan Kenobi em Mustafar.
A próxima missão de Vader foi acabar com os líderes Separatistas, escondidos no planeta vulcânico Mustafar. Lá, Padmé o visitou, na tentativa de fazê-lo esclarecer seus últimos atos. Mas ao descobrir que seu antigo mestre, Obi-Wan Kenobi, estava na nave de Padmé, Skywalker tentou matá-la, estrangulando-a através da Força, num gesto de raiva, deixando-a inconsciente. Ele e Obi-Wan se enfrentaram num duelo intenso de sabres de luz. Obi-Wan, num golpe preciso, cortou um braço de Anakin e suas duas pernas. Anakin, impossibilitado de lutar, já queimado pelas chamas provenientes do rio de lava, foi deixado por Obi-Wan para morrer. Palpatine, sentindo que seu aprendiz estava em perigo, chegou um tempo depois, após Obi-Wan ter partido do planeta com Padmé, e levou Vader para uma unidade médica em Coruscant, onde seu corpo foi 'reparado' numa intensa cirurgia. Seu corpo foi mantido vivo por um suporte de vida, numa armadura negra. Apesar de ter sobrevivido, é estimado que Vader perdeu metade do poder que possuia anteriormente como Jedi. A partir de então ele seria o responsável pela ordem de toda a Galáxia, o braço direito do agora Imperador Palpatine.

Servindo o Imperador

Darth Sidious e seu novo aprendiz.

"Você não tem idéia do poder do lado negro da força. Eu devo obedecer meu Mestre."
―Vader, para seu filho.
Muitas das primeiras missões de Vader foram ordenadas pelo Imperador em pessoa. Estas primeiras missões incluíram matar um grupo de Cavaleiros Jedi que tentaram uma armadilha contra ele em Kessel, prender o Senador dissidente Fang Zar em Alderaan, e viajar ao planeta Kashyyyk para inspecionar a escravidão dos Wookiees depois que Vader descobriu a presença de alguns Jedi naquele planeta. Foi em missão ao planeta Honoghr, devastado pela toxina Separatista Trihexalofina1138 durante as Guerras Clônicas. Ele prometeu aos Noghris que o Império restauraria os ecossistemas de Honoghr sob a condição de servidão ao Império como assassinos. Rahn Kota Vader pilotava um Interceptador Eta-2 classe Actis durante suas primeiras missões para Palpatine com a continuação do Grande Purgo Jedi, às vezes acompanhado de Caças V-wing Alpha-3 classe Nimbus. Sua nave de comando pessoal era o Destróier Estelar classe Imperial-I Exactor.
As tarefas mais pessoais de Vader eram achar e destruir os sobreviventes da Ordem 66. Entre eles estavam Empatojayos Brand, que foi forçado a viver o resto de sua vida numa roupa de pressão, An'ya Kuro, conhecida no Templo Jedi como "a Mulher Sombria", e Halagad Ventor, de quem Vader descobriu a localização de outros sobreviventes Jedi, incluindo Qu Rahn. Depois, Vader foi capturar três Jedi desaparecidos do planeta Murkhana: os Mestres Jedi Roan Shryne, Bol Chatak e Olee Starstone, o Padawan de Chatak, que conseguiu escapar e se esconder. De qualquer forma, o objeto de sua mais intensa raiva, Obi-Wan Kenobi conseguiu enganá-lo, pois Vader não retornou a Tatooine temendo sua personalidade enterrada de Anakin Skywalker.
Embora Vader estivesse em grande possessão de riquezas e poder, ele requisitou alguns confortos adicionais. Entre estes estavam seu palácio em Coruscant e o Castelo Bast, em Vjun. A 501ª Legião, a divisão de stormtroopers que ele liderou na execução dos Jedi no Templo Jedi, se tornou a sua guarda pessoal, as missões que eles faziam levavam o nome de Vader junto ao longo da Guerra Civil, recebendo então o apelido de "Punho de Vader".
Em 7 ABY, Vader comandou um projeto de pesquisa em Falleen. Sua intenção era criar uma arma biológica. Mas, acidentalmente, toda a área em volta do centro de testesfoi infectada. Como precaução, Vader "esterelizou" a circunferência da área, que incluiu a morte de mais de 200.000 Falleens, incluindo a família do Príncipe Xizor. Aos olhos do Império, estas mortes foram um pequeno preço a se pagar, por que preveniria a morte de outros milhões no resto do planeta, e previniria uma epidemia multi-planetária.
Em 1 ABY, Vader e Palpatine foram o alvo de um grupo de oficiais Imperiais traidores comandados pelo Grand Moff Trachta. Trachta via os Sith como tolos e arcáicos, e acreditavam que o Império não devia ser governado por um culto de dois homens sós. Eles planejaram usar um grupo de stormtroopers alterados, leais apenas a eles, para destruírem os Lordes Sith. Mas no fim, o complô falhou, em parte por causa de brigas internas entre os conspiradores.

A Rebelião

Com a perda dos planos da Estrela da Morte durante uma fuga de prisioneiros, Vader foi encarregado pelo Imperador para encontrar tais esquemas. Ao ser informado de uma possível Aliança Rebelde instalada na lua vulcânica Sith Kalakar IV de posse dos planos, o Lorde Negro foi investigar, seguido de seu Mestre. O que Vader encontrou era antes impensável: um grupo de fanáticos Sith, que conseguiu, com sua alquimia Sith, ressuscitar Darth Maul. Não se sabe se esse Maul foi criado por clonagem, ou através de uso da alquimia Sith para reanimar seu corpo, ou por outros meios. De qualquer forma, o Zabrak não era mais um mero espectro como o era à epoca de seu encontro, ainda como Anakin, em Tatooine; então, Vader digladiou-se com Maul, que queria substituí-lo como aprendiz de Palpatine. Aos olhos de Maul e dos fanáticos, o tempo de Vader como Jedi o "manchou", e apenas um Sith puro deveria ficar ao lado de Sidious. O duelo foi dominado pelo hábil Maul, até que, confiante de sua superioridade, ele se aproximou de Vader para apunhalá-lo pelas costas. Maul, pelo excesso de confiança, pagou com a própria vida, com Vader apunhalando-o, com seu sabre de luz, atravéz do próprio corpo para dentro do seu oponente. Maul arfou:
"O que você poderia odiar o suficiente para me destruir?"
Vader apunhala Darth Maul cortando a si mesmo em Kalakar IV.
Vader, com seus circuitos muito danificados, conseguiu responder:
"A mim mesmo."
Ao se juntar ao suspiciosamente não-surpreso Palpatine, Vader, gravemente danificado, suspeitou que aquele encontro fosse outro teste. A desconfiança entre mentor e estudante, alimentados por anos de testes, assim, cresceu.
Com o encontro de Kalakar considerado uma "perseguição de banthas selvagens", Vader retornou a sua prioridade de encontrar os planos desaparecidos da Estrela da Morte e achar a base escondida da Aliança Rebelde. Após a tentativa falha da 501ª Legião para recuperar os planos em Polis Massa, os Imperiais conseguiram restrear a nave para a qual ela foi enviada—a corveta Tantive IV, pertencida a Princesa Léia Organa de Alderaan - uma menina de 17 anos que era também a filha biológica mais nova de Vader. Vader mais uma vez perdeu os planos, mas conseguiu uma pequena vitória capturando a Princesa. Utilizando um dróide de interrogação, ele torturou Leia sobre sua localização da base da Aliança. Durante sua prisão, Vader a forçou a olhar enquanto o Grande Moff Tarkin destruiu o planeta Alderaan.
Vader luta com seu antigo mestre, Obi-Wan Kenobi, a bordo da Estrela da Morte.
Vader também batalhou com o agora velho Ben Kenobi, seu antigo mestre, em seu segundo duelo de sabres de luz. Mesmo com o aviso de Obi-Wan que matá-lo iria o fazer "mais poderoso do que você possa imaginar", Vader o golpeou, matando-o. Obi-Wan se tornou um espírito com a Força e continuou a guiar Luke Skywalker. Para determinar a localização da base Rebelde, Vader permitiu que Luke e Han Solo resgatarem a Princesa Léia e as leituras da Estrela da Morte. Durante a Batalha de Yavin, ele pilotou um distintivo caça TIE Avançado x1 e quase previniu que o ataque de Luke na Estrela da Morte fosse bem sucedido. Vader sentiu que o jovem piloto era um sensitivo à Força. Quando a Millennium Falcon destruiu um dos dois caças acompanhando Vader, o segundo entrou em pânico e desviou Vader, que perdeu o rumo e saiu rodando da estação de batalha. Vader em breve foi de encontro à Vaal, e escapou para Coruscant, onde ele foi formalmente repreendido pelo Imperador por falhar ao parar os Rebeldes. Ele então continuou em sua missão de descobrir a base Rebelde. Sua busca o levou para planetas como Ultaar e Centares. Ele torturou um piloto Rebelde e então descobriu a identidade do piloto que destruiu a Estrela da Morte, Luke Skywalker—o filho que ele achava ter perdido.

O Filho de Skywalker


"O filho de Skywalker não deve ser um Jedi"
Palpatine
Vader acreditava que seu filho havia morrido com sua esposa, Padmé Amidala, mas eventualmente Vader deduziu que Luke era de fato seu filho. O Lorde Sith ficou obcecado em achar Luke, um objetivo que organizadamente coincidiu com a tarefa de destruir a Rebelião.
Equipado com esta informação, Lorde Vader criou vários planos para capturar o jovem Jedi. Ele involveu a família nobre da Casa de Tagge em um plano para capturar Skywalker no mundo de Monastério. Ele também usou um ator imitando Obi-Wan Kenobi para tentar atrair Luke para o planeta Aridus. Quando o Governador Bin Essada descobriu que Skywalker e a Princesa Léia estavam em Circarpous V, ele contatou o Lorde Negro. Vader viajou até o mundo-floresta, e lutou com o Jedi no abandonado Templo de Pomojema. Mas no meio da luta, o Lorde Sith tropeçou em um poço de sacrifício e os Rebeldes escaparam.
Vader mandou dróides de sonda para regiões remotas da Galáxia e eventualmente detectou a Base Echo em Hoth. Almirante Ozzel provocou a ira de Vader quando ele arruinou o ataque invisível do Esquadrão da Morte saindo do hiperespaço muito perto do planeta, fazendo com que os Rebeldes detectassem o ataque e projetassem escudos contra bombardeamento planetário. Vader foi forçado a começar um campanha terrestre; seu desenvolvimento deu tempo para algumas forças Rebeldes fugirem. Vader entrou na Base Echo e chegou no hangar à tempo de ver a Millennium Falcon escapar. Quando o impulsor de hiperespaço da Falcon falhou, Vader ordenou uma perseguição e seguiu a nave e seu aparentemente piloto instável até um igualmente instável campo de asteróides.
Enquanto seus caças procuravam nos asteróides pela Falcon, Vader recebeu uma nova missão do Imperador—a de capturar Luke Skywalker, seu próprio filho e o piloto que destruiu a Estrela da Morte. O Imperador pareceu ignorante sobre os planos de Vader, em execução, para fazer exatamente isso. Para enganar o Imperador, e então o deixar continuar a fazer moções para seu próprio plano, Vader sugeriu que Luke pudesse ir para o lado negro da Força. O Imperador concordou, notando que Luke poderia ser um "grande bem" para o Império. Enquanto isso, como era padrão com os Lordes Sith, particularmente o Imperador, Palpatine também começou a planejar a eliminação de Vader, e tomar Luke como seu aprendiz.
Boba Fett pedindo Han Solo ainda vivo após o congelamento.
Vader continuou a perseguir a Falcon e escolheu contratar caçadores de recompensas para a tarefa. A Falcon apareceu e então rapidamente desapareceu, escondendo-se atrás da torre do Destróier Estelar Avenger do Capitão Needa. O Capitão Needa se responsabilizou por os perder, e se desculpou para Vader. O Lorde Sith aceitou suas desculpas—mas só depois que usou da Força para enforcá-lo até a morte. O Esquadrão da Morte se dispersou no hiperespaço, cada nave soltando seu lixo no espaço antes de fazer o pulo. A Falcon, liberada de seu lugar seguro, boiou para longe entre o lixo espacial e então foi para a Cidade das Nuvens, uma colônia mineira administrada pelo antigo amigo de Han Solo, Lando Calrissian. Boba Fett, um dos caçadores de recompensas contratados por Vader, deduziu a estratégia de Solo, seguiu a Falcon até a Cidade das Nuvens, e alertou Vader.
Vader chegou na cidade e ameaçou Calrissian a aceitar um acordo enquanto ainda esperavam pela chegada da Falcon. Quando a Falcon chegou, Vader capturou e torturou Han Solo. Luke, treinando sob a tutela de Yoda em Dagobah, teve uma visão de seu amigo sendo torturado e foi rápido para a Cidade das Nuvens para salvar seus amigos, apesar dos avisos de Yoda de que se ele fizesse isso ele poderia arriscar ir para o lado negro. Enquanto isso, Vader congelou Solo em carbonita, para o desconsolo de Boba Fett, que já planejava vender Solo para Jabba o Hutt. Luke chegou na cidade, mas Léia o avisou sobre as armadilhas nos corredores da cidade. Lando, Chewbacca, e Léia fugiram enquanto Boba Fett levava Han Solo congelado para Tatooine, para então coletar sua recompensa de Jabba o Hutt.
Luke encontrou Vader, e eles duelaram, Luke sem saber a identidade real de seu oponente. Como Yoda e Obi-Wan haviam previsto, o inadequadamente treinado Luke não era páreo para o poderoso e experiente Vader, que o derrotou e arrancou sua mão direita.
Vader suplica a Luke para juntar-se a ele.

"Obi-Wan nunca te contou o que aconteceu com seu pai." "Ele me disse o suficiente! [...] Ele me disse que você o matou!" "Não Luke. Eu sou o seu pai."
―Darth Vader e Luke Skywalker
Vader pediu a Luke que se juntasse à ele para que eles pudessem destruir o Imperador e então governar a Galáxia como pai e filho, escutando de volta o que ele esperava ter com a mãe de Luke. Profundamente abalado pela notícia, Luke recusou a se juntar a seu pai e pulou nas saídas de gás da Cidade das Nuvens. Ele se segurou apenas em uma ventoinha abaixo da cidade, usando a Força para chamar Léia. Luke conseguiu sobreviver tempo suficiente até ser resgatado por ela na Millennium Falcon.
Nos meses seguintes, Lorde Vader se encontrou num jogo complexo de estratégia contra o maquinante chefe do crime do Sol Negro, Príncipe Xizor. O Falleen, que odiava Vader a muito tempo devido a um bombardeio planetário ordenado pelo Lorde Negro em seu planeta natal de Falleen, tentava descreditar Vader aos olhos do Imperador. Xizor foi um rival de Vader por um bom tempo. Ele procurou frustrar o plano de Vader de capturar Luke Skywalker para o Imperador, tentando assassinar Luke primeiro. Vader descobriu os planos de Xizor e o matou em um ataque ao Centro Imperial.

Redenção


"Eu sei que ainda existe bondade em você. O Imperador não conseguiu extrair totalmente ela de você."
Luke Skywalker
Vader e Luke se encontram de novo.
Pouco tempo depois, por volta de 4 DBY, a Segunda Estrela da Morte estava quase completa sob o comando do Moff Jerjerrod como uma armadilha elaborada para a Rebelião. Vader foi mandado para supervisionar os últimos estágios da construção. Vader então sentiu Luke Skywalker a bordo de uma nave indo para a Lua Florestal de Endor, enquanto o Imperador, presente durante os últimos estágios da construção, não sentiu.
Em Endor, Darth Vader tentou novamente persuadir Luke a se juntar ao Lado Sombrio, mas desta vez o interesse de Vader no fundo era de proteger seu filho. Quando isso falhou, Vader o levou para o Imperador Palpatine na incompleta Segunda Estrela da Morte. Luke relutantemente lutou com Vader, o tempo todo tentando persuadir Vader a sair do lado negro da Força.
Durante uma pausa na luta, Vader telepaticamente examinou a mente de Luke e descobriu que Léia Organa era a irmã gêmea dele, e com isso, sua própria filha. Vader ameaçou traze-la para o lado negro se ele falhasse ao fazer isso com Luke. Ao ouvir isso, a raiva de Luke foi finalmente solta, e ele atacou Lorde Vader usando o Lado Sombrio da Força, fazendo-o cair com uma rajada de ataques. Ao cortar a mão direita de Vader, a raiva de Luke cessou de repente. Vendo sua própria mão cibernética, Luke percebeu com horror que ele já estava se transformando no sucessor de Vader.
Anakin Skywalker reemerge antes de sua morte.
Quando o Imperador se aproximou, Luke jogou fora seu sabre de luz e se recusou a ir para o lado negro. Palpatine, com raiva de resurgência dos Jedi, atacou Luke com relâmpagos da Força.
Luke se contorceu em agonia enquanto o Imperador o torturava lentamente. Ele implorou ajuda ao pai; Vader virou e, com a mão que lhe restava, levantou o Imperador e o jogou no centro do reator da Estrela da Morte, onde ele explodiu em uma tempestade de energia. Quando Vader fez isso, ele foi atingido pelo poder máximo dos relâmpagos da Força de Palpatine. Isso fez com que desse pane nos sistemas de suporte de Vader. Em seus últimos momentos, ele pediu a Luke que removesse sua máscara para que pudesse vê-lo com seus próprios olhos. Vader conseguiu se redimir para Lado Luminoso da Força. Darth Vader não existia mais; Anakin Skywalker, o Escolhido, voltou e trouxe o equilíbrio para a Força, matando Palpatine e a si mesmo. Luke disse ao pai que iria salvá-lo, mas Vader lhe disse que já era tarde e que Luke já o havia salvo. Suas últimas palavras foram: "Você estava certo. Estava certo a meu respeito. Diga à sua irmã que você estava certo."

Poderes e Abilidades

Darth Vader

Darth Vader em 19 ABY.

"Você não pode me parar... Darth Vader se tornará bem mais poderoso que do qualquer um de nós" "A fé em seu novo aprendiz muito errada está, assim como sua fé no lado negro da Força."
Darth Sidious e Yoda
Darth Vader foi um brilhante estrategista e o maior piloto da Galáxia. Ele ainda possuia as incríveis habilidades mecânicas de sua outra personalidade, tendo supervisionado o design de ambos seu caça TIE Avançado x1 e a construção da segunda Estrela da Morte. Sua habilidade com o sabre de luz era lendária e foi afiada mais ainda duelando com os Jedi durante o Purgo. Todas essas habilidades, na verdade eram secundárias comparadas a sua grande maestria da Força. Como Anakin, ele tinha a maior contagem conhecida de midichlorianos da Galáxia, ultrapassando a contagem de ambos Yoda e Palpatine. Mas depois que seus membros foram cortados e seu corpo severamente queimado em Mustafar, ele perdeu muito de seu potencial no sabre de luz. Como Darth Vader, era acreditado que tivesse aproximadamente 90% da força do Imperador. Mas mesmo assim, Vader ainda possuia um grande poder e habilidade. Se tivesse evitado seus danos em Mustafar, ele seria duplamente mais poderoso, superanto de muito o Imperador

obi-wan kenobi




Como todo Jedi, Obi-Wan foi treinado na infância por Yoda. Depois, foi aprendiz do mestre Jedi Qui-Gon Jinn.
Quando Obi-Wan tinha 25 anos, ele e Qui-Gon foram enviados para negociar no bloqueio comercial do planeta Naboo pela Federação do Comércio. Resgataram a Rainha Amidala, que, a pedido de Qui-Gon, resolve ir até Coruscant. Ao sair de Naboo, a nave da rainha fora interceptada por uma nave da Federação do Comercio e acabou perdendo os escudos de força, o que praticamente tornaria inevitavel a destruição da nave, mas um androide de nome R2-D2, consegue reativar o escudo novamente. Devido aos danos causados pela interceptação (perda do Hiperdrive), eles ficam impossibilitados de viajar ate Coruscant e acabam buscando refugio em Tatooine, uma idéia de Obi-wan para não serem localizados pela federação, pois o planeta segue regras de uma família de Gângsters conhecida como HUTT´s, e é neste momento onde Qui-Gon encontra o jovem Anakin Skywalker.
Depois de Amidala protestar no Senado, ela resolveu retomar Naboo; e lá os Jedi encontram o Sith Darth Maul. Qui-Gon é morto por ele, mas Obi-Wan consegue derrotá-lo. Obi-Wan torna-se um cavaleiro Jedi e resolve seguir o último desejo de Qui-Gon: assumir como padawan (aprendiz) Anakin, ensinando a ele tudo o que sabe.

[editar] Episódio II

Depois de Amidala sofrer um atentado, Obi-Wan e Anakin são convocados para protegê-la (de Darth Sidious). Depois de outra tentativa de homicídio, os dois acham a caçadora de recompensas culpada - mas ela é morta. Obi-Wan pega o dardo que a matou e depois de descobrir sua origem, vai para Kamino.
Lá descobre um exército de clones, feito para a República a pedido do falecido Jedi Zaifo-Vias… depois que Obi-Wan é atacado pelo mercenário Jango Fett, resolve seguí-lo até Geonosis.
Lá, ele acha os líderes separatistas, mas é capturado. Depois de sobreviver em uma arena onde seria morto por feras, Obi-Wan e Anakin (que viera a seu resgate) vão atrás do líder separatista, Conde Dooku, mas ele escapa.
E começa a Guerra dos Clones.

Episódio III

Obi-Wan e Anakin vão resgatar o chanceler Palpatine do General Grievous, outro líder separatista. Depois do salvamento, Obi-Wan é designado para eliminar Grievous em Utapau.Lá Obi-Wan é Traido por suas Tropas clone e vai ao encontro do Senador Bail Organa e de mestre Yoda.Quando volta para o Templo Jedi, Obi-Wan e Yoda sofrem uma emboscada, mas matam facilmente os soldados. Ao entrar descobrem que os outros Jedi foram assassinados a pedido do agora imperador (e Sith) Palpatine, e os aprendizes do templo foram mortos por Anakin, que passara para o lado negro da Força.
Obi-Wan é forçado a combatê-lo. Vai até Mustafar, um planeta vulcânico onde Anakin estava. Os dois duelam. Num golpe certeiro, Obi-Wan corta um braço e as pernas de Anakin, deixando-o impedido de mover. Pega seu sabre de luz e o deixa lá pra morrer.
Depois, para fugir das tropas imperiais, esconde-se em Tatooine, sabendo que Anakin odeia o planeta natal. Também leva pra lá o filho de Anakin, Luke. Leia, a outra criança, é adotada pelo senador Bail Organa.

Episódio IV

Quando o robô R2-D2, recém comprado por Luke Skywalker (filho de Anakin Skywalker), apresenta um holograma de uma certa princesa Leia dirigido a Obi-Wan Kenobi, ele se lembra do Eremita Ben Kenobi. Ao achá-lo, Obi-Wan resolve ir encontrar Leia e é o responsável pelo início do treinamento de Luke, ao dar-lhe o sabre de luz de Anakin pego a 19 anos antes. Contratam o mercenário Han Solo para levá-los para Alderaan, mas ao chegar lá o planeta fora destruído pela Estrela da Morte. O "raio trator" da Estrela captura a nave, e Obi-Wan vai desligá-lo. No caminho de volta á nave, encontra Darth Vader (nome de Anakin como Sith). Os dois duelam, e Obi-Wan morre. E, com sua morte, acaba atingindo um grau de conexão com a Força que o permite comunicar-se com os vivos, guiando assim o jovem Luke no ataque à Estrela da Morte.

Episódio V e VI

Em O Império Contra-Ataca, espírito de Obi-Wan aparece para Luke, e diz a ele para encontrar o lendário Mestre Yoda e terminar seu treinamento.
Depois da morte de Yoda(O Retorno de Jedi), Obi-Wan aparece para dar palavras de conforto, e lamentar por não ter contado que Vader era seu pai (dissera "seu pai fora morto por Darth Vader"). E então diz que a paz na galáxia só pode ser conseguida se Luke matar Vader.
Ao final da Batalha de Endor, em que a segunda Estrela da Morte foi destruída, o Imperador Palpatine morre e Vader também, os espíritos de Obi-Wan, Yoda e do redimido Anakin aparecem para Luke, na festa da vitória.

imperador palpatine

Darth Sidious (também conhecido como Palpatine) é o principal vilão da saga Star Wars. É interpretado pelo ator Ian McDiarmid e dublado no Brasil por Darcy Pedrosa (Episódio 1).
Assim como Yoda, Palpatine tem muitos detalhes de seu passado não revelados. Na carreira política, ele começou como um simples senador que representava apenas o sistema Naboo, seu sistema natal. E o segredo de seu sucesso foi: Paciência Infinita. Nunca sequer alterando seu tom de voz, Palpatine foi progredindo, progredindo até se tornar Supremo Chanceler da República, dando apenas um passo para se tornar Imperador.
Já em sua "carreira" Sith, Sidious foi treinado nas artes Sith por Darth Plagueis, o Sábio, um munn capaz de influenciar os midi-chlorians a ponto de criar vidar e enganar a morte. Sidious matou seu mestre enquanto ele dormia a a partir daí teve, ao contrário de muitos Sith, diversos aprendizes, que "coincidentemente" morriam em treinamento. Esses aprendizes são: Darth Maul, Darth Tyranus e Darth Vader.

História em cada Episódio

  • Em A Ameaça Fantasma, ele é um senador, do planeta Naboo que influencia o senado da república a fim de que ao final da crise de seu planeta, invadido pela Federação do Comércio (manipulada pelo próprio), ele torne-se Chanceler Supremo da Galáxia. Coisa que de fato, acontece, apesar da morte de seu aprendiz Darth Maul no conflito.
  • Em O Ataque dos Clones, recebe poderes extraordinários devido ao começo da guerra civil - a Guerra dos Clones. Guerra esta que foi estabelecida devido a pressão de um grupo separatista liderada pelo seu novo aprendiz, Darth Tyranus, conhecido como Conde Dooku.
  • Em A Vingança dos Sith, Sidious finalmente torna a República Galática no Império Galáctico. Consegue isso forjando uma suposta traição dos únicos que o poderiam destronar - os Cavaleiros Jedi. É iniciado um grande extermínio dos Jedi, liderado pelo seu terceiro e definitivo aprendiz, Darth Vader, outrora um Jedi conhecido como Anakin Skywalker.
  • Em Uma Nova Esperança, Sidious não aparece em nenhuma cena, apesar de ser citado por diversos personagens.
  • Em O Império Contra-Ataca, Palpatine aparece apenas em uma cena(em holograma), onde dá ordens à Darth Vader para seduzir Luke Skywalker para o "Lado Sombrio" ou então matá-lo se não funcionar a primeira opção.
  • Em O Retorno de Jedi, o Imperador faz "encaixar" todos os seus planos de entregar as plantas da Estrela da Morte para os rebeldes e atraí-los para uma mortal armadilha. No fim do filme, ele assiste ao grande duelo de Darth Vader e Luke Skywalker. Quando vê que Luke não se entregaria, começa a lançar seus "raios da Força" nele, despertando a compaixão de Vader, que então mata Palpatine.

Aprendizes

Aprendizes Sith de Palpatine:

Outros detalhes

  • Palpatine foi treinado nas artes Sith por Darth Plagueis, e dele ganhou seu famoso broche.
  • O nome Sith de Palpatine - Darth Sidious - certamente veio da palavra "Insidious" que quer dizer "traiçoeiro, sedutor". O nome também tem certa semelhança com Dark Side ("Lado Negro", em inglês), e este por sua vez com Darkseid, o tirânico governate de Apokolips no Universo da DC Comics
  • George Lucas cita figuras como Adolf Hitler, Richard Nixon, Napoleão, Julius Caesar e Abraham Lincoln como influência na caracterização de Palpatine.
  • Apesar de sua aparência de fraco e ancião, Palpatine possui poderes extraordinários para um Jedi, ou até para um Sith. Na saga Star Wars, ele demonstrou ter uma enorme capacidade na criação de "Raios da Força" e na levitação de objetos com grande massa, além de sua habilidade inacreditável com o sabre de luz.
  • A novela de Barbar Hambly conta a teórica história da família de Palpatine. Segundo ela, Palpatine teria um filho, um insano mutante de três olhos chamado Triclops que também teria um filho chamado Ken, que então seria neto de Palpatine.
  • Durante sua carreira no Senado, Palpatine escreveu muitos e muitos livros sobre a arte da política, sobre guerra e sobre o "Lado Negro". Entre essas centenas de livros, Palpatine completou apenas três: "O Livro do Ódio - The Book of Anger", "A fraqueza dos inferiores - The Weakness of Inferiors" e "A Criação de Monstros - The Creation of Monsters". "O Livro do Ódio" é um manual de controle das emoções da Força; "A Fraqueza dos Inferiores" dá a instrução em controlar os povos com o poder e a influência inerentes na autoridade; e "A Criação de Monstros" explica como usar o poder Sith para criar monstros e derrotar os inimigos.
  • O Império liderado por Sidious dura por mais de duas décadas, mas é derrubado pela Aliança Rebelde na Batalha de Endor, na qual a segunda Estrela da Morte, estação espacial com poder de acabar com um planeta inteiro, é destruída. Pouco antes, dentro da estação, Sidious era morto por Anakin Skywalker, redimido de seus pecados pelo filho Luke Skywalker.
mestre yoda

Medindo meros 66 centímetros de altura, Yoda é um membro masculino de uma raça misteriosa. Ele foi o Grande Mestre da Ordem Jedi, um dos membros mais importantes do Alto Conselho Jedi nos últimos dias da República Galáctica, e o mais sábio, velho, e poderoso Mestre Jedi de todos os tempos. Ele tinha excepcionais habilidades no combate de sabre de luz, onde usava as técnicas acrobáticas da Forma IV. De 300 ABY até 19 ABY ele treinou quase todos os Jedi da Galáxia—como Grande Mestre, ele instruia todos os Younglings do Templo Jedi antes de eles serem adotados por um mestre. Entretanto, o único Jedi da República que não foi treinado por Yoda foi Anakin Skywalker.
O estudante mais importante de Yoda foi Luke Skywalker, o qual Yoda treinou para ser o futuro dos Jedi. Tendo treinado o primeiro membro da Nova Ordem Jedi, Yoda serviu como canal entre as duas ordens, preservando a chama Jedi para uma próxima geração.

Personalidade e características pessoais

A habilidade de Yoda de aparecer como um espírito após se tornar um com a Força foi aprendida com Qui-Gon Jinn. Para seus estudantes, aparentava ser tanto como muito estrito ou como uma figura carinhosa, testando-os à extremos mentais e físicos em um momento e mostrando afeto no outro. Os estudantes também não gostavam dele no início, mas vinham a entender suas atitudes mais tarde. Yoda era muito habilidoso com o sabre de luz. Entre seus colegas do Conselho Jedi, ele era conhecido por fazer algumas travessuras e piadas. Para todos eles, ele era o humilde Yoda, que oferecia liderança instruída e sintetizava os ideais da Ordem Jedi; um mestre majestoso, ele era um sábio instrutor.
Yoda falava uma versão incomum do Básico. Ele usualmente colacava os verbos (principalmente verbos auxiliares) após o objeto e do sujeito (um formato objeto-sujeito-verbo). Um exemplo de fala de Yoda: "Quando novecentos anos você tem, ter aparência boa difícil é". Esse modo de falar também era mostrado por outros membros de sua espécie (ex: Yaddle), mas nem todos falavam dessa maneira (ex: Vandar Torake).
Quando velho, Yoda andava com a ajuda de uma bengala, embora ele fosse capaz de deixá-la de lado para se mover usando a Força. Uma de suas bengalas era presente dos Wookiees. Sua rara bengala gimer continha nutrientes que podiam sustentá-lo quando ele a mastigava. Ele também usava uma cadeira flutuante para se mover mais rapidamente pelo Templo Jedi.
Outro item único para Mestre Yoda foi um blissl, um instrumento similar a uma flauta de pan, que ele deixava em volta de seu pescoço enquanto estava em Dagobah. Durante as Guerras Clônicas, ele também fez uso de um Kybuck dado a ele de presente por uma princesa de Woolwarrica em Kashyyyk.

Poderes e habilidades

Yoda era capaz de bloquear o relâmpago da Força desarmado e um formidável praticante do combate de sabre de luz; sua escolha preferida era a Forma IV - Ataru - a qual alcançou o máximo desenvolvimento. A Forma IV permitia ultrapassar suas limitações de tamanho e alcance. Ele era um espadachim excepcional, com incrível velocidade e destreza, saltando pelo ar e girando quando ele batia em uma defesa do inimigo. Yoda era um grande contribuidor para o alto nível de estratégia Jedi, e era um diplomata social comparável a Mace Windu.
Mestre Yoda podia controlar indivíduos tolos como o Capitão Typho e entrar nas mentes das outras, telecineticamente levantar objetos enormes, incluindo naves de pouso C-9979, e usar o Empurrão da Força ou a Onda da Força. Ele também era capaz do Arremesso de Sabre, como é demonstrado em seu retorno ao Templo Jedi durante o Grande Purgo Jedi. Sua habilidade com o Brio da Força lhe dava o poder necessário para fazer as manobras acrobáticas de Ataru.
Yoda também podia vencer batalhas levantando a força de vontade de milhares de companheiros enquanto simultaneamente enfraquecia os espíritos de milhares de oponentes, usando uma técnica da Força chamada de meditação de batalha. Realmente, sua simples presença no campo de batalha era capaz de encorajar os espíritos do Exército da República. Ele podia dissipar e desviar o relâmpago da Força desarmado, prever eventos com claridade e sentir a morte de pessoas individuais e identificá-las. De seu treinamento com Qui-Gon Jinn, conseguiu o poder de adquirir uma identidade após se tornar um com a Força. Essas habilidades, em particular, mostravam um conhecimento mais profundo da Força que muitos Mestres Jedi e Lordes Sith não possuíam.

República - 896 ABY até 22 ABY

Um jovem Yoda sendo treinado pelo Mestre Gormo. Muitos detalhes do passado de Yoda são difíceis de determinar, mas alguns eventos de sua história foram estabelecidos. Nascido em um planeta remoto, Yoda originalmente não sabia que era um sensitivo à Força. Ele deixou seu planeta natal com um amigo Humano (que também não sabia que era um sensitivo à Força) em uma velha nave espacial para ir aos Planetas do Núcleo. Entretanto, muito antes deles chegarem ao seu destino, a nave foi atingida por um asteroide fazendo-a ficar danificada demais para os dois poderem consertar. Eles passaram vários dias vagando pelo espaço, fazendo eles ficarem exaustos. Tudo levava a acreditar que eles morreriam logo, quando seus sensores captaram um sistema estelar não muito longe. Eles tinham energia suficiente para chegar até lá, e foram em direção do sitema, onde bateram em um planeta pantanoso coberto de uma densa neblina.
Eles passaram poucos dias naquele lugar antes de serem encontrados por uma estranha criatura: o Mestre Jedi Ysalriano N'Kata Del Gormo, que revelou a eles que ambos eram sensitivos à Força. Mestre Gormo os levou até sua casa onde ele os treinou nos caminhos da Força e, após o treinamento deles estar completo, uma nave espacial da República Galáctica captou o sinal deles e resgatou os dois amigos, que agora eram dois Jedi. É possível que esse "resgate" foi de fato planejado pelo próprio Mestre Gormo, que timidamente ajudou os dois de maneira bondosa, mas isso nunca foi confirmado.
Em 796 ABY, Yoda recebeu o título de Mestre Jedi e começou a treinar seu primeiro estudante, que seria um dos milhares de Padawans que Yoda treinaria durante sua vida. Mais tarde, Yoda foi um dos Mestres Jedi que lideraram a academia móvel a bordo da espaçonave Chu'unthor, que foi construida cerca de 500 ABY. Após bater no planeta Dathomir cem anos depois, Yoda e outros Jedi encontraram as Feiticeiras de Dathomir. Chegando a um empate, Yoda concordou em deixar as fitas de dados, embora não deixando maneiras de lê-las. As fitas foram dadas a Rell do Clã da Montanha Cantante para mantê-las à salvo até uma época em que os Jedi viriam salvar o planeta da escuridão e a informação poderia ser seguramente compartilhada com as Feiticeiras. Isso não aconteceu até 8 DBY.
Perto de 700 ABY, uma insurreição aconteceu em Bpfassh, e um número exessivo de Jedi Negros apareceu na região. O próprio Yoda levou um dos guerreiros negros para o planeta Dagobah. Nesse mundo nebuloso, Yoda e o Jedi negro batalharam, e Yoda emergiu vitorioso. Entretanto, o poder do lado negro dilatou-se, deixando um lugar sombrio na área. Isso mais tarde viria a manifestar-se como um nexo de energia sombria centralizado em uma antiga caverna escondida embaixo de uma árvore corroída.
Em 482 ABY, Yoda viajou até Kushibah na procura de um novo Padawan. Entre os diminutivos Kushiban, o Mestre Jedi encontrou o jovem Ikrit, e o levou para ser treinado como um Jedi.
Em 200 ABY, Yoda, junto com outros poderosos Mestres Jedi da época, descobriu que a forma da Força havia começado a se dissolver, se tornando incerta. Estudando o perplexo mistério em meditação silenciosa, o Alto Conselho Jedi (do qual Yoda agora fazia parte) foi unânime—o poder do lado negro estava crescendo.
Alguns acreditavam que isso significava um iminente retorno dos Sith, mas como nenhum Lorde Negro surgiu, Yoda sugeriu uma teoria alternativa; a chegada do profetizado Escolhido, que traria equilíbrio à Força.
Yoda, uma década antes das Guerras Clônicas (32 ABY). Em oposição, vários dos jovens Jedi disputaram com a teoria de Yoda, e formaram uma seita — o Potentium. Essa heresia não foi aceita pelo Conselho, e Yoda liderou a campanha para expeli-los da Ordem em 130 ABY. Cerca de 171 ABY, Yoda viajou até Ord Cestus e salvou os nativos X'Ting de um desastre. Eles homenagearam Yoda com uma estátua gigante do Mestre Jedi, de quase 70 metros de altura, dentro do Salão de Heróis X'Ting. Ele mais tarde foi o instrutor de sabre de luz de Cin Drallig.
Yoda foi forçado a entrar em combate—uma atividade que ele considerou como necessidade—durante o Conflito de Yinchorri de 33 ABY. Liderando seus companheiros membros do Conselho contra os guerreiros Yinchorri, Yoda provou que ele ainda era poderoso, mesmo em sua idade avançada.
Em 32 ABY, Qui-Gon Jinn levou o jovem Anakin Skywalker ao Conselho Jedi, requisitando o treinamento do menino dizendo que Obi-Wan Kenobi havia completado os testes necessários para se tornar um Cavaleiro Jedi, pois um Jedi só podia ter um aprendiz naquela época. Yoda, como professor de muitos dos Jedi do Conselho, e sendo o membro mais venerado e respeitado, teve um papel importante na decisão inicial de negar o pedido. Yoda acreditava que os anos como escravo do menino o haviam afetado e que ele ainda era muito apegado à memória de sua mãe para ser treinado seguramente. O futuro de Anakin, na opinião de Yoda, era incerto.
Entretanto, após Qui-Gon Jinn ser morto por Darth Maul, o Conselho voltou atrás na decisão e deixou o aprendiz de Qui-Gon, Obi-Wan Kenobi, agora um Cavaleiro Jedi, treinar Anakin.

[editar] Guerras Clônicas - 22 ABY até 12 ABY

Início da guerra

Uma década depois, durante a investigação de um estranho dardo venenoso, o Cavaleiro Jedi Obi-Wan Kenobi descobriu um enorme exército de clones que estava a ser criado em Kamino. Após muito debate, Yoda viajou até o planeta para ver esses clones por ele mesmo. Quando vários Jedi e a Senadora Padmé Amidala foram capturados no planeta Geonosis pelos Separatistas, notaram que uma fábrica de dróides montada no planeta estava produzindo um exército poderoso. Então foi decidido que os clones seriam usados para acabar com essa ameaça para prevenir a Galáxia de entrar em guerra. Isso também foi usado como uma missão de resgate para salvar a Senadora e os Jedi capturados.
Quando a batalha começou, Yoda descobriu que o exército dróide estava sendo liderado pelo seu antigo aprendiz Conde Dooku, que havia deixado a Ordem para se tornar um poderoso Lorde Sith e organizar a Confederação de Sistemas Independentes para se opor à República. Um duelo épico entre o saltitante Mestre Jedi e seu antigo aprendiz tomou início. Mestre Yoda provou ser capaz de poder conter todas as técnicas de Força do Lorde Sith, e após um pequeno mas explosivo duelo de sabre de luz em que o idoso Jedi se mostrou superior, o Conde fugiu, deixando Yoda distraído com um pilar a cair sobre os feridos Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker. Yoda foi forçado a usar os seus poderes para parar o pilar e salvar os dois Jedi, dando a Dooku tempo suficiente para escapar.
Mesmo tendo a República ganho a Batalha de Geonosis sob os comandos do General Jedi Yoda, este sentiu logo que a Guerra dos Clones seria um longo e tumultuoso período para a República e para a Ordem Jedi. Durante a guerra, Yoda, junto com vários outros Mestres Jedi, tornou-se um General lutando pelo lado da República em várias batalhas em mundos espalhados pela Galáxia.

Guerreiro de prontidão

Muito cedo no conflito, Yoda agiu como chefe de frontidão em Axion, liderando os soldados clones na batalha de cima de seu Kybuck. Nesse mundo contestado, ele salvou a vida do Comandante Brolis, e no processo ele derrotou um Dróide hailfire. Durante a Batalha de Muunilinst, Yoda foi ao resgate de Luminara Unduli e Barriss Offee após as Cavernas de Ilum serem destruídas por dróides camaleões. Em Ilum, Yoda descobriu que tinha sido o próprio Dookan que havia enviado os dróides para destruir o templo de cristais.
Yoda havia perdido seu antigo Padawan para o lado negro antes da guerra começar, mas durante o conflito, Yoda perdeu outro grande amigo. O Rei Alaric de Thustra estava planejando ceder o planeta para a Confederação, mas seu plano era se juntar à República quando a corrupção acabasse. Yoda viajou até Thustra para conversar com Alaric, mas seu velho amigo estava decidido, e eventualmente, o planeta entrou em guerra. Sem ver o estado de seu planeta, Alaric atirou com um blaster em Yoda, deixando-o com a única opção de se defender. Sem escolha, Yoda ricocheteou o tiro para o Rei. Yoda lamentou a morte de seu amigo, mas ele lamentou ainda mais ter usado seu sabre de luz na batalha, e temeu o fato que ele viria a usar sua arma em muitas outras batalhas que estavam por vir.
Próximo do fim da guerra, Yoda recebeu uma comunicação do Conde Dookan vinda de Vjun. Yoda estava ciente das armadilhas de Dookan, mas ele tinha esperanças de que o Conde estava tentando encontrar o caminho de volta ao lado da luz. Junto com os Cavaleiros Jedi Maks Leem, Jai Maruk, e seus Padawans Whie Malreaux e Tallisibeth Enwandung-Esterhazy, Yoda viajou secretetamente à Vjun. Entretanto, no caminho, Asajj Ventress atacou e capturou os quatro, matando Leem e Maruk. Ventress tentou destruir a estação espacial para matar Yoda. A pequena criatura verde, usando seus poderes, destruiu a nave de Ventress. Yoda então se encontrou com Dookan em Château Malreaux, e confrontou o Lorde Sith vendo que ele era inteiramente do lado negro. Dookan tentou converter Yoda ao lado negro, mas o Mestre Jedi facilmente deixou de lado as promessas de Dookan. Yoda também tentou converter Dookan ao lado da luz, e suas palavras pareceram causar um efeito profundo em Dookan. A intervenção inesperada de Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker fez Dookan voltar ao lado negro, e Yoda foi forçado a entrar em um segundo combate com o Conde. Ambos Yoda e Dookan sobreviveram, mas cada um deixou a batalha com muito em suas mentes.

Invasão de Coruscant

Yoda observando a Batalha de Kashyyyk. Apesar desse estado sombrio, Yoda ficava a maior parte do tempo em Coruscant, e coordenava os esforços de guerra do Templo Jedi. Durante a Segunda Batalha de Coruscant, Yoda novamente usou seu Kybuck, dando suporte as forças do Capitão Fordo com um combate de sabre de luz montado. Ele eventualmente mandou a criatura devolta ao Templo, e continuou lutando (lado a lado com Mace Windu) a pé. Apesar de seus esforços, os Jedi foram incapazes de previnir o General Grievous de capturar o Supremo Chanceler Palpatine, mas Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi conseguiram mais tarde resgatar o Chanceler, matando Dookan no processo. Com suas esperanças de trazer seu antigo pupilo devolta ao lado da luz agora acabadas, Yoda focou-se no objetivo de derrubar o último Lorde Sith, mesmo com a tensão entre o Alto Conselho Jedi e o Gabinete do Supremo Chanceler crescendo.
Em 19 ABY, o Supremo Chanceler Palpatine apontou Anakin como seu representante pessoal no Conselho Jedi. Novamente, o Conselho foi hesitante sobre o temperamento de Skywalker. Yoda novamente teve um papel importante na ascensão do jovem Jedi na ordem, e eles negaram o nível de Mestre Jedi à Anakin. Durante essa discussão, os clones informaram que os Wookiees estavam sob ataque e Yoda, que já tinha sido o vigilante do planeta, decidiu ir até Kashyyyk para ajudá-los. Yoda era habilidoso com a técnica da Meditação de Batalha, e usou esse poder durante a Segunda Batalha de Kashyyyk para ajudar os Wookiees e os clones.

Sobrevivência

Enquanto Yoda estava em Kashyyyk, Palpatine, agora revelado como sendo Darth Sidious, ordenou que os clones implementassem a Ordem 66, que era a exterminação de todos os Jedi. Yoda sentiu que os Jedi estavam sendo mortos Galáxia adentro, e foi capaz de impedir o Comandante Gree e suas tropas de matá-lo. Com a ajuda dos Wookiees Chewbacca e Tarfful, Yoda conseguiu escapar do planeta e se encontrou com outro Jedi sobrevivente, Obi-Wan Kenobi, e o Senador Bail Organa de Alderaan. Os dois Jedi então foram ao conquistado Templo Jedi para poder reconfigurar o sinal que estava dizendo aos Jedi sobreviventes para retornar à Coruscant, o que era uma armadilha. Eles desativaram essa armação, após enfrentarem vários soldados clones, e viram o Templo coberto pelos corpos de Jedi assassinados, incluindo os Younglings, que foram mortos por um sabre de luz.
Yoda luta pelo caminho até o Templo Jedi, agora nas mãos do Império. Os dois logo descobriram que Anakin havia passado para o lado negro, e que agora ele estava com o título Sith Darth Vader. Eles concordaram que os dois Lordes Sith precisavam ser destruidos. Yoda continuou em Coruscant para confrontar o alto proclamado Imperador Palpatine, enquanto Obi-Wan enfrentaria seu aprendiz. Rapidamente derrotando os guardas de Palpatine com as habilidades que só um Mestre Jedi poderia ter, Yoda começou a batalha que decidiria o futuro da Galáxia. O Grande Mestre da Ordem Jedi e o Lorde Negro dos Sith estavam equilibrados. Durante a batalha, sua visão transpassou o véu do lado negro, e Yoda foi capaz de ver um reflexo do futuro. O que ele viu não é claro, mas uma coisa é certa—Yoda ganhou uma intuição de esperanças para a Galáxia, e ele não poderia arriscar morrer ali.
Yoda e o Imperador Palpatine duelam no Gabinete do Supremo Chanceler. A batalha terminou em um empate, quando uma explosão da Força (causada pela deflexão de Yoda para se defender dos relâmpagos da Força de Palpatine) os separou. Ambos os mestres foram capazes de se segurar nas câmaras do Senado; Sidious conseguiu se agarrar à uma câmara para não cair no chão, Yoda, entretanto, foi incapaz de se segurar, e caiu vários andares até bater no chão do Senado. Naquela hora, Yoda estava muito cansado para continuar a luta, e graças a Bail Organa, ele conseguiu escapar para Polis Massa.
Lá, ele foi um instrumento na decisão do destino das crianças Skywalker, concordando que Luke e Léia deveriam ser escondidos de Darth Vader e do Imperador em lugares insuspeitáveis. Além do idoso Mestre Jedi, somente os Organas, os Lars, e Kenobi poderiam saber a localização das crianças. Ele também contou a Obi-Wan outro segredo—um velho amigo, Mestre Qui-Gon Jinn, havia encontrado o caminho para adquirir uma identidade após a morte, uma habilidade que ele ensinaria a ambos. Yoda tomaria um papel que ele não teve durante séculos: um aprendiz.

Exílio - 19 ABY até 4 DBY

Yoda observa Dagobah, seu novo lar, com pouco entusiasmo. Durante o Grande Purgo Jedi, Yoda escapou para Dagobah e ficou nesse planeta pantanoso durante a Guerra Civil Galáctica. Ele fez sua casa dentro de uma árvore sensitiva à Força, deixando o organismo absorver o poder da Força que estava em volta. Assim, a marca de Yoda na Força estaria escondida, e Darth Vader seria incapaz de encontrar o santuário do pequeno mestre verde.
Em adição as formas maciças que disfarçariam sua presença na Força Viva, haviam vários outros fatores que contribuiam para a decisão de Yoda de viver em Dagobah, como a Caverna do Lado Negro que contrariaria sua presença no lado luminoso, e o fato de Dagobah ser um dos trinta e sete planetas apagados dos Arquivos Jedi, o que ajudaria sua anominidade. Yoda matou outro Jedi Negro de Bpfassh aqui em 19 ABY.
Yoda passa seus conhecimentos para Luke Skywalker. Logo após isso, Qu Rahn foi até Dagobah e aprendeu muitas habilidades com o sábio e velho mestre. Antes da Batalha de Hoth, Tash e Zak Arranda também se encontraram com Yoda. Foi durante esses anos que o pequeno mestre Jedi criou um gosto por ensopado de raízes.
Em um certo ponto do exílio, o cronista da Aliança, Major Arhul Hextrophon, descobriu o paradeiro de Yoda e viajou até Dagobah para encontrá-lo. Yoda originalmente planejou limpar a mente de Arhul, mas decidiu não fazê-lo, já que não era o modo Jedi causar dor e sofrimento — nesse caso, a perda de memória. Hextrophon prometeu que não revelaria a existência de Yoda. Ele apagou os arquivos que o levaram até o mestre Jedi, e mesmo podendo publicar essas informações em seu jornal privado, é acreditado que ele manteve sua palavra.
Quando Luke Skywalker (filho de Anakin Skywalker) pousou em Dagobah, Yoda relutantemente concordou em treiná-lo nos caminhos da Força, expressando cuidado quando sentiu que a personalidade de Luke era similar à de Anakin e julgando-o muito velho para treinamento. O Mestre Jedi provou ser o exelente professor que era, treinando Luke no tempo limitado que eles tinham. Entretanto, antes do treinamento estar completo, Luke escolheu deixar Dagobah para confrontar Darth Vader na Cidade das Nuvens e salvar seus amigos. Yoda tentou convencer Luke a ficar, achando que ele não estava pronto para confrontar Vader ainda. Entretanto, nem Yoda e o espírito de Obi-Wan conseguiram persuadi-lo a ficar. O jovem Luke prometeu voltar para completar o treinamento.
Yoda morre, tornando-se um com a Força. Luke retornou um ano depois, e encontrou o velho Yoda em péssima saúde, obviamente incapaz de continuar seus ensinamentos. Yoda disse a Luke que seu último teste para se tornar um Jedi seria enfrentar Darth Vader. Yoda então morreu com 900 anos de idade e se tornou um com a Força. Na celebração após a Batalha de Endor, Luke pôde ver os espectros de Yoda, Obi-Wan, e de seu redimido pai.

Criação e desenvolvimento do personagem

Question book.svg
www.projetostarwars.blogspot.com
Uma versão em CG do Yoda do Episódio I foi criada durante o processo de animação do Episódio III. Yoda é dublado por Frank Oz. Na Trilogia Original, ele foi feito como um Muppet (controlado por Oz). A aparência de Yoda foi originalmente criada pelo artista de maquiagem Stuart Freeborn, que baseou o rosto de Yoda em parte em seu próprio rosto e em parte no de Albert Einstein. Criado por computação gráfica em O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, Yoda aparece de maneiras que não eram possíveis anteriormente, como em elaboradas sequências de luta. Nas dramatizações de rádio de O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, ele é dublado pelo ator de personagem veterano John Lithgow. Durante a filmagem de Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones, o diretor George Lucas brincou com o ator Cristopher Lee quando botou dentes de vampiro em um boneco de Yoda durante a batalha de sabres de luz do final do filme. Isso foi uma referência à carreira de Lee como o famoso vampiro Drácula nos filmes Hammer Horror de 1960s-70s. O Yoda vampiro pode ser visto em uma cena nos documentários do DVD de Ataque dos Clones.
Existe uma certa incerteza quanto ao número preciso de dedos do pé de Yoda (pelo menos canonicamente), já que isso varia muito entre filmes, pois alguns o mostram com três, quatro, e até com cinco dedos nos pés.
A popularidade de Yoda é tanta que o músico comediante "Weird Al" Yankovic criou uma versão da música "Lola", de the Kinks, chamada "Yoda", que foi incluida no álbum Dare To Be Stupid (1985). Mais recentemente, the Great Luke Ski criou uma versão da música "YMCA", de Village People, chamada de "Y.O.D.A" incluida nos álbuns Fanboys'n Da Hood (1996) e Carpe Dementia (1999).
Arte conceitual bem antiga de Yoda. O produtor/diretor Mel Brooks retratou o pernonagem de Yoda em seu filme de 1987, Spaceballs. O personagem era um diminutivo ser chamado Yogurt que era especializado em manipular uma energia mágica chamada de Salsicha.
Yoda também tem uma pequena aparição no filme It's a Very Merry Muppet Christmas Movie, dublado por Eric Jacobson.
O nome Yoda é derivado de "Yodeah", o Sânscrito para a palavra "guerreiro". O nome também pode estar conectado com o Hebreu "Yodea", que significa "Ele sabe" ou "Aquele que sabe". Adicionalmente alguns acreditam que o nome pode ser uma referência as técnicas de Yoga, uma antiga atividade da mente, corpo, e espírito que influencia muitas artes marciais, como Tai Chi Chuan, e que certamente deve ter inspirado muitos conceitos e habilidades demonstrados por ambos os usuários do lado luminoso e do lado negro de Star Wars.
Yoda também aparece no vídeo musical Yoda hip hop, que pode ser acessado pelo DVD de "A Vingança dos Sith" quando você vai ao Menu de Opções, selecione o logo de THX, e aperte 11-espere a pausa e aperte 3-espere a pausa e finalmente aperte 8.
Para trazer o time de animação de volta à forma por seu trabalho no Episódio III, Rob Coleman e seu time trocaram a marionete de Yoda do Episódio I pela versão digital do Episódio III como um teste para ver até onde eles poderiam ir nos termos de computação. Essa cena pode ser vista em DVD, quando você assiste o documentário "The Chosen One" do disco dois de A Vingança dos Sith. A cena ainda não foi lançada em uma versão em DVD de A Ameaça Fantasma.
Desenvolver Yoda foi uma aventura arriscada e meticulosa para todos os envolvidos. O mundo dos filmes de fantasia era bem diferente nos anos 70, e a noção de ter um ator coadjuvante com um tempo significativo de atuação interpretado por uma marionete era desconhecida. Ao contrário dos bem-sucedidos "Muppets", yoda deveria ser visto como uma criatura alienígena viva, e não uma criação extravagante. Além disso, o personagem tinha o papel de passar filosofias antigas e sabedoria infinita. Como funcionaria?
Na prévia história do desenvolvimento de Yoda, as descrições iniciais variavam de um enorme ser alienígena a um pequenino ser. A direção diminutiva venceu, e os artistas conceituais do Império desenvolveram ilustrações de gnomos e criaturas élficas. no tratamento da história, o nome completo de Yoda era Minch Yoda, e em seu primeiro rascunho, ele era conhecido apenas como minch. Uma vez que o design foi estabelecido, Yoda foi construído pelo supervisor de criaturas e maquiagem Stuart Freeborn, que desenhou o alienígena como um marionete complexamente detalhado. yoda foi trazido à vida pela performance vocal e movimentos de Frank Oz, um colaborador veterano de Jim Henson.
Yoda tinha o papel de continuar a tarefa de Obi-Wan Kenobi, a quem George Lucas matou em um duelo dramático e necessário em Uma Nova Esperança. Dada a liberdade de criar um novo personagem, Lucas inventou Yoda como um velho, antigo e incrivelmente sábio ser místico. Ele uniu os dois personagens, apesar de yoda ter sido um dos instrutores de Obi-Wan em sua juventude.
Para o retorno de Yoda no Episódio I, um novo e rejuvenescido boneco foi construído pelo time animatrônico de Nick Dudman. Para duas tomadas em A Ameaça Fantasma, Yoda foi criado como um personagem totalmente gerado por computador.
Para o Episódio II, Lucas arriscou a tomar um personagem idolatrado e recriá-lo não em sua forma original de boneco, mas um ser inteiramente gerado em computador. Logo no começo da produção, se tornou claro que o duelo entre yoda e Dooku só seria possível com um Yoda CG, mas o diretor de animação Rob Coleman perseguiu de forma determinada o objetivo de mostrar o Mestre Jedi com um personagem animado através de todo o filme.
A equipe de Coleman secretamente desenvolveu testes de animação usando cenas-chave de O Império Contra-Ataca. Ele animaram Yoda recitando memoráveis linhas de diálogo, e também tomadas do Mestre Jedi sem diálogo, para demonstrar a habilidade conduzir uma atuação mesmo em silêncio. Baseado na força desses testes animados, a equipe de Coleman teve sinal verde para criar um Yoda digital.
Os animadores da ILM se esforçaram muito para não ofuscar as habilidades de Frank Oz. Eles deram um realismo biológico em sua animação, e aperfeiçoamentos como sincronismo labial e olhos piscantes, ao invés do "sincronismo de tubarão" e piscadas lentas do boneco. Outras imperfeições como as tremidas da orelhas de borracha de Yoda - as quais Oz sempre viu como um erro seu - foram recriadas da forma gerada pelo computador.

Frases

Aliada minha é a Força. E poderosa aliada ela é.

Tamanho importa não.Olhe para mim, Você julga a mim pelo tamanho?

Por oitocentos anos treinei eu jedi. A mim decidir cabe quem treinado deve ser. Um Jedi precisa um profundo compromisso ter. A mente mais séria.
para Luke Skywalker
Iniciada, a Guerra dos Clones está.

Grande Guerreiro, ha? Guerra não faz grande ninguém.

A tempestade está piorando, temo eu.

Em um estado sombrio nós nos encontramos... um pouco mais de conhecimento iluminar nosso caminho pode.

Para o exílio eu devo ir. Infeliz falha minha.
para Bail Organa
Doente eu estou. Velho e fraco. Quando 900 anos você tiver, tão boa aperência você não terá
para Luke Skywalker
 
ashoka tano 


Ahsoka Tano foi uma Padawan Jedi Togruta durante as Guerras Clônicas designada para ser aprendiz do Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker pelo Mestre Jedi Yoda, e demonstrou ansiedade em provar-se digna de ser aprendiz de Skywalker. Tano estava envolvida na derrota dos Separatistas em Christophsis e sobreviveu a um encontro com a Jedi Sombria Asajj Ventress durante a Batalha de Teth. E, realmente, sem a ajuda de Tano juntamente com Skywalker foi essencial para adiquirir passagem segura através do Espaço Hutt, devido sua parte no resgate do filho de Jabba o Hutt, o que assegurou a aliança entre a República Galáctica e os Hutts.
Junto de seu Mestre, Ahsoka provou ser uma figura chave durante os eventos relacionados à super-arma Separatistas, a Malevolence, uma nave capaz de destruir pelotões inteiros. Parcialmente devido a sua participação nessa crise, é que a República foi capaz de destruir essa arma. Depois, Tano iria duelar o tão temido General Grievous, tornando-se um dos pucos Jedi que sobreviveram a tal encontro.Pouco tempo depois, Ahsoka batalhou novamente contra Ventress em uma batalha ainda mais exitante, dessa vez ao lado da mestra jedi Luminara Unduli.

han solo

Han Solo começou sua carreira trabalhando para o Império Galáctico, e chegou a ser nomeado Tenente Imperial. Em uma missão em que o Império deveria comprar filhotes de Wookiees, capturados por escravistas, a nave escravista foi atacada por Wookiees liderados por Chewbacca. Os filhotes foram salvos e mandados para longe e o então tenente Solo recebeu a missão de verificar a nave dos escravistas. Chegando lá, ele encontrou somente Chewbacca vivo, todos os outros mortos. Mas o Wookiee estava ferido e desmaiado, e seu comandante ordenou que ele o matasse, mas ele disse que nunca atiraria num inimigo indefeso. O comandante o ameaçou de morte se a ordem não fosse cumprida. Ele assumiu os controles da nave e fugiu. Após isso, ele saiu do Império e passou a trabalhar como mercenário ao lado de Chewbacca.

Contrabandista

Precisando de créditos urgentemente para pagar o credor Jabba, Han aceitou transportar Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi para o planeta Alderaan.
Porém, ao chegarem lá, só acharam um cinturão de asteróides - o planeta fora destruído pela Estrela da Morte, e pra lá a Falcon foi, ao ser capturado pelo raio trator. Han, Luke e Chewbacca resolveram ir ao resgate da Princesa Léia, que estava na área de confinamento, enquanto Obi-Wan foi desligar o raio trator. Han e Luke foram bem-sucedidos, mas Obi-Wan, apesar de ter desligado o raio, acabou morrendo em duelo com Darth Vader. A Falcon fugiu para a base da Aliança Rebelde, no satélite Yavin IV.
Ao receber seu pagamento, Han resolveu ir embora, apesar dos apelos de Luke para ajudar no ataque á Estrela da Morte.
Porém, quando a nave de Luke estava prestes a ser abatida, Han apareceu e o salvou, permitindo a ele dar os disparos fatais na porta de exaustão da estação bélica. Só depois desse incidente que Han e Chewbacca então se uniram à Aliança Rebelde.

Um mercenário tornado Rebelde

Durante a Batalha de Hoth, Han decidiu que devia pagar sua dívida ao gângster Jabba, o Hutt, mas acabou sendo impedido pois as forças Imperiais chegam e fazem eles terem de fugir. Sua nave, a Millennium Falcon, ficou danificada e Han decidiu então ir ao planeta Bespin, em uma visita a seu velho amigo, Lando Calrissian. Ao chegar lá, ele descobriu que Lando havia feito um acordo com Darth Vader e Solo acabou sendo capturado e congelado em carbonita. Solo foi entregue ao caçador de recompensas Boba Fett, que o levou à Jabba. Jabba havia posto uma grande recompensa em troca de Han Solo vivo, por ele não ter pagado a dívida. Seus amigos tentaram resgatá-lo antes que ele fosse entregue à Jabba, mas não obtêm sucesso na missão.
Eles bolaram outro plano e tentam resgatá-lo novamente, desta vez já no Palácio de Jabba, em Tatooine. Solo finalmente foi resgatado e Jabba morreu enforcado por Léia.
Um pouco mais tarde, o esquadrão Rebelde ordena Han Solo e seus pequeno grupo de ajudantes Leia, Luke e Chewbacca, passar pela mais nova arma do Império: A segunda Estrela da Morte e conseguirem pousar para a lua de Endor em um plano para destruí-la. O Plano ocorre bem, com alguns fracassos, logo resolvidos. Após a desativação de seus escudos em Endor, a Estrela da Morte é destruída pelos Rebeldes. O Império é finalmente derrotado e o Imperador e Vader morrem. Após a vitória, Han ainda teme que Léia esteja apaixonada por Luke, mas se acalma ao descobrir que Luke e Léia são irmãos, filhos de Vader.
Após a Batalha de Endor, Han Solo se casou com a Léia Amidala Skywalker e eles tiveram três filhos: Os gêmeos Jacen e Jaina, e o caçula, Anakin Solo.
qui gon jinn


Qui-Gon Jinn (92 BBY - 32 BBY), venerável Mestre Jedi, mentor de Obi-Wan Kenobi e ex-Padawan de Conde Dooku. Qui-Gon Jinn foi acima de tudo um estudante da Força Viva.
Diferente de outros Mestres Jedi, que freqüentemente se focam na meditação da Força Unificadora, Qui-Gon Jinn viveu pelo momento, expondo a filosofia de "sinta, não pense – use seus instintos". Qui-Gon é conhecido como dissidente entre os membros da Ordem Jedi (no fim de Episódio I, Yoda diz a Obi-Wan Kenobi: "A rebeldia de Qui-Gon, eu sinto em você"). Provavelmente seu comportamento seja uma influência de seu antigo mestre, Conde Dooku. Nos filmes é mencionado por Obi-Wan o fato que Qui-Gon faria parte do Conselho se não não fosse por sua ações obstinadas, contra a opnião dos demais mestres integrantes.
Sob o comando do Supremo Chanceler Valorum, Qui-Gon e seu aprendiz Padawan Obi-Wan Kenobi viajaram até Naboo para apaziguar a disputa comercial que ameaçava o pacífico mundo. A bordo de uma nave de batalha da Federação de Comércio, os Jedi foram emboscados, mas conseguiram conduzir uma fuga à superfície de Naboo.
Nos pântanos de Naboo, Qui-Gon resgatou um Gungan, Jar Jar Binks, que assumiu uma dívida de vida com o Jedi. A natureza compassiva de Qui-Gon foi o suficiente para tomar o alien sob sua proteção. Eles então viajaram à cidade de Theed. Lá, eles libertaram a Rainha Amidala e sua comitiva das garras da Federação de Comércio, e se dirigiram para Coruscant.
Durante a viagem para a capital, danos no Royal Starship causados na fuga os forçaram à uma parada não planejada num mundo dos Anéis Exteriores: Tatooine. Lá, Qui-Gon descobriu um jovem escravo chamado Anakin Skywalker, que era forte na Força. Sentindo o potencial do garoto, Qui-Gon libertou Anakin da escravidão. Durante sua partida de Tatooine, Qui-Gon foi atacado por um guereiro negro, que ele suspeitou ser um Lord Sith.
O Mestre Jedi viajou então para Coruscant e apresentou Anakin ao Conselho Jedi. O Conselho, entretanto, sentiu que o futuro de Anakin era obscuro e incerto, e consideraram o garoto muito velho para iniciar o treinamento e perigosamente cheio de medo e raiva. Eles se recusaram permitir que Qui-Gon treinasse Anakin, mas o Mestre Jedi, todavia, manteve o garoto sob sua guarda e retornou à Naboo.
Em Naboo, Qui-Gon e Obi-Wan confrontaram o Lorde Sith Darth Maul, o atacante de Qui-Gon no deserto de Tatooine. Maul provou ser um oponente temível e mortal. Juntos, Mestre e Padawan rechaçaram os ataques do Lorde Sith, mas conforme a batalha progredia, eles se viram separados. Maul aproveitou sua vantagem e pressionando as defesas de Qui-Gon acabou por matá-lo. Então Obi-Wan (perigosamente tomado por sua ira) derrotou Maul, mas não pôde salvar seu Mestre. Em seu último suspiro, o Mestre Jedi pediu que Obi-Wan treinasse Anakin, um pedido que seu ex-Padawan aceitou.
Pouco tempo depois, o corpo do Mestre Jedi foi cremado em um funeral pranteado por muitos, incluindo Anakin, Obi-Wan, a Rainha Amidala e muitos membros do Conselho Jedi.

padme amidala 



om apenas quatorze anos, Padmé Amidala é a rainha do planeta Naboo, é obrigada a passar por um sofrimento quando seu planeta é bloqueado e invadido pela Federação do Comércio. Só escapa pela intervenção dos Jedi Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi. Eles sugerem que ela fuja do planeta. O vice-rei da Federação, Nute Gunray, a mando de Darth Sidious, manda os dróides-soldados capturarem Amidala para fazê-la assinar um tratado que legalizaria sua invasão ao planeta, não trazendo complicações para a Federação. Durante a fuga, o hiperpropulsor da nave real quebra. Tentando conseguir um novo, vão para o planeta Tatooine, onde conhecem o jovem Anakin Skywalker. Anakin segue com eles até Coruscant. Na nave, o garoto entrega a Amidala um colar que ele mesmo havia esculpido em uma lasca de "jabor". Em Coruscant, Amidala apela ao Senado Galáctico por ajuda, depois decide voltar a seu planeta e acabar com a invasão.
A estratégia consistia de ir em diversas frentes - os gungans, nativos de Naboo trariam o exército da Federação para longe da capital, onde Amidala e seus soldados tomariam o palácio de volta. Em certo ponto, Amidala e sua força são capturados. Mas são salvos pela aparição da ama e sósia de Padmé, Sabé, que fez os guardas acreditarem que Amidala era a impostora, seguindo-a e permitindo á Amidala e seus soldados o controle da situação. O vice-rei da Federação, Nute Gunray, não viu outra saída senão se render e desistir de seu tratado. O exército da Federação foi expulso.

[editar] Ataque dos Clones

Dez anos depois, Padmé é Senadora de Naboo. Quando vai para Coruscant se pronunciar sobre os Separatistas (vários sistemas planetários que querem se separar da República), sofre um atentado, que mata sua ama, Cordé.
Para garantir a proteção de Amidala, o Chanceler Palpatine chama Anakin Skywalker para vigiar Amidala em Naboo. Lá, eles se apaixonam (o que é ruim para ambos, pois ela é política e aos Jedi não é permitido o amor).
Anakin tem um sonho com a mãe e resolve ir a Tatooine, onde sua mãe, Shmi Skywalker, morre. Mais tarde recebem uma mensagem de Obi-Wan Kenobi, em que ele mostra que foi capturado em Geonosis. Mace Windu ordena a Anakin para ficar aonde está, mas Padmé quer salvar Obi-Wan, e os dois partem junto com os robôs C-3PO e R2-D2. Lá, eles entram numa fábrica de dróides, e são capturados pela segurança.
São mandados (junto com Obi-Wan) para uma arena, onde monstros terríveis os matariam. Eles conseguem sobreviver e antes que a segurança seja mandada, os Jedi invadem a arena. E quando todos parecem que vão morrer, Yoda chega com um exército de soldados clones. No final de Episódio II, Anakin e Amidala se casam secretamente em Naboo, tendo como testemunhas apenas C-3PO e R2-D2.

[editar] A Vingança dos Sith

Padmé Amidala descobre que está grávida e conta a Anakin. Anakin passa a ter visões em que ela morre no parto e se dispõe a fazer qualquer coisa para salvá-la. Ele pede ajuda ao Chanceler Palpatine, que diz que somente passando para o Lado Sombrio da Força ele teria poder para salvá-la. Anakin acaba passando para o lado sombrio e ajudando Palpatine a matar o mestre Jedi, Mace Windu.
Palpatine revela ser o lorde sith Darth Sidious e cria o Império Galáctico. Padmé não acredita e lamenta. Anakin, agora nomeado Darth Vader, ataca o templo jedi e mata todos que estão lá (incluindo as crianças). Obi-Wan Kenobi descobre e conta à Padmé, que acaba não acreditando, ele pergunta onde Anakin está e Padmé mente, dizendo que não sabe.
Padmé vai para Mustafar, preocupada com Anakin, Obi-Wan esconde-se em sua nave. Chegando lá, ela descobre a verdade e fica chocada, Anakin tenta convencê-la de que ele está fazendo o bem. Obi-Wan sai da nave de Padmé e Anakin conclui que estava sendo traído e a enforca com toda sua fúria, mas Obi-Wan ordena a Anakin que a largue, ele larga e Padmé desmaia.
Ela é levada para Polis Massa (em homenagem ao filme: 2001 - Uma Odisséia no Espaço), onde os médicos-dróides fazem o parto e descobrem que ela estava grávida de gêmeos. Ela os chama de Luke e Leia. Padmé, mesmo não tendo nenhuma complicação pós-parto, morre (um dos médicos-dróides diz que ela simplesmente não quer mais viver). Antes de morrer ela diz à Obi-Wan que acreditava que ainda havia bondade em Anakin. Foi enterrada em Naboo, seu planeta natal, e em suas mãos levava o colar que Anakin havia feito para ela quando era criança.

mace windu

Mace Windu é um personagem que faz parte do universo de Star Wars. Seu planeta natal é Haruun Kal. Nos filmes ele é interpretado pelo ator Samuel L. Jackson. Considerado um dos melhores lutadores (criando o estilo de combate Vaapad), fez parte do Conselho Jedi com o título de mestre, conseguindo essa posição antes de chegar aos 30 anos, um feito raro na Ordem Jedi. Ele treinou vários aprendizes (padawan como são conhecidos), mas o principal foi a padawan Echuu Shen-Jon, que inclusive conseguiu sobreviver ao extermínio dos Jedi durante a Ascensão do Império.

Episódio I

Quando Anakin Skywalker é apresentado por Qui-Gon Jinn ao Conselho Jedi como o possível "Escolhido", aquele que traria o equilíbrio à força, Mace Windu é contra o seu treinamento, pelo medo que ele e seus colegas sentiam no garoto. No entanto, após o garoto ter destruído o Centro de Comando Dróide da Federação do Comércio, o Conselho consente em seu treinamento pelas mãos do Jedi Obi-Wan Kenobi, que prometeu treiná-lo a Qui-Gon Jinn, que morreu pelas mãos do Sith Darth Maul. A aparição de Maul, que depois fora morto por Obi-Wan, indicava o ressurgimento dos Sith, o que causava apreensão no Mestre Jedi.

Episódio II

A revelação dos planos dos Separatistas causa grande alvoroço em toda República. O Senador Jar Jar Binks, suplente de Padmé Amidala propõe poderes emergenciais ao Chanceler Supremo, proposta aprovada pelo Senado. Palpatine aceita os poderes dados e como primeiro ato autoriza a ação do Exército Clone recém descoberto em Kamino. Quando vê que a guerra é inevitável, Windu reúne aproximadamente 200 Jedi e parte para Geonosis. Lá, ele pensa ter surpreendido Dooku. No entanto, surgem milhares de dróides para atacar os Jedi. Jango Fett ataca Mace e consegue desarmá-lo. No entanto, a fera Reek, que estava na arena de Geonosis para a execução de Obi-Wan, Anakin e Padmé, ataca o caçador de recompensas. Totalmente desnorteado pelo ataque, Fett vira presa fácil para Mace Windu, que recupera seu sabre-de-luz e o golpeia, arrancando a cabeça. Apesar disso, os dróides continuam atacando e cercam os poucos Jedi sobreviventes e a civil Padmé. Mas o jogo ainda viraria outra vez quando Mestre Yoda chega com os Exércitos Clones e a batalha toma forma, com Mace Windu liderando um dos Exércitos. Finalmente, a vitória em Geonosis era da República. Mesmo assim, muitas questões preocupavam Windu e os outros Jedi após a batalha. Primeiro a certeza de que essa era a primeira batalha de uma longa guerra que vinha pela frente. Mas o que mais preocupava era a revelação de Conde Dooku é um Sith e as graves acusações feitas por este à Obi-Wan, que davam conta de que um Lorde Sith comanda o Senado. Anos depois, um grupo Separatista, liderado pelo ex-Jedi Conde Dooku, causa uma grande discussão na República. O Chanceler Palpatine deseja agir firmemente contra os Separatistas. Mace Windu, no entanto diz que os Jedi não estão capacitados para enfrentar uma Guerra. "Somos guardiões da paz, não soldados" - diz Windu.
Atentados contra a Senadora Padmé Amidala também são creditados ao grupo de Dooku. Temendo pela segurança da Senadora, os Jedi oferecem proteção. Palpatine sugere que ela seja guardada por Obi-Wan Kenobi, que ela conheceu na crise de Naboo, quando era Rainha, no que Mace Windu concorda. Entretanto um novo atentado acontece, obrigando o Conselho a ordenar que Obi-Wan investigue a sua autoria. Mace Windu aconselha o padawan de Kenobi, Anakin Skywalker, que proteja Padmé e a leve com segurança à Naboo.
Windu e Mestre Yoda recebem uma mensagem de Obi-Wan Kenobi, vinda do planeta Kamino, que fora apagado misteriosamente dos Arquivos Jedi. Kenobi, que estava no encalço do caçador de recompensas responsável pelos ataques à Senadora Amidala, descobriu um exército de clones encomendado pelo falecido Mestre Jedi Syfo Dias para a República, usando como matriz Jango Fett, o tal caçador de recompensas. Surpresos, Mace e Yoda afirmam que o Conselho jamais autorizou exército clone algum e pedem a Obi-Wan que traga Fett para ser interrogado. Mais adiante, surge uma nova mensagem de Kenobi, desta vez vinda do planeta Geonosis. Nela Obi-Wan revela que Conde Dooku é de fato o autor dos atentados à Senadora e que o movimento Separatista está montando um gigantesco exército dróide. No entanto, a mensagem é interrompida por um ataque de dróides à Obi-Wan. Mace Windu manda que Anakin Skywalker, que estava em Tatooine, não faça nada e continue sua missão de proteger Padmé. Os dois no entanto, não obedecem e partem para Geonosis.

Episódio III

As Guerras Clônicas se tornaram inevitáveis e se espalharam pela galáxia. Mace Windu participou ativamente delas, liderando exércitos e conseguindo vitórias importantes para à República. Entretanto, foi com surpresa que ele viu um ataque das forças separatistas à Coruscant, o coração da República Galáctica. Windu então vai à frente para defender a cidade, tentando frear o avanço inimigo. Mas, ao se encontrar com Yoda no meio da batalha, os dois percebem que o ataque Separatista é uma artimanha para esconder o verdadeiro alvo: o Chanceler. Mace corre para tentar impedir que alcancem Palpatine, mas já era tarde. General Grievous, líder dos Exércitos Separatistas seqüestra o maior líder da República. Mace Windu só tem tempo de usar a força contra Grievous, o danificando. Mesmo assim, o General foge com seu cativo valioso.
Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi são designados para resgatarem Palpatine na nave de Grievous e triunfam. Anakin ainda consegue matar Conde Dooku. Mace Windu acredita que assim a guerra terminaria, mas o Chanceler Supremo não concorda e a estenderá até a captura do General Grievous, que fugiu. Mace então promete ao Chanceler que a captura de Grievous passa a ser prioridade do Conselho.
Palpatine indica Anakin Skywalker como seu representante no Conselho Jedi. Os Jedi não gostam da interferência do Chanceler nas suas decisões, mas acabam aceitando Anakin como membro. No entanto, Mace Windu comunica que ele não será condecorado Mestre Jedi, o que deixa o rapaz contrariado. Ainda mais porque o Conselho Jedi deseja que ele vigie os passos do Chanceler, que gera cada vez mais desconfiança entre os Jedi. Windu, no entanto, está preocupado com essa aproximação de Anakin com Palpatine. Mace demonstra não confiar em Skywalker.
Anakin revela a localização do General Grievous conseguida através de Palpatine. O Conselho decide que Obi-Wan irá à Utapau, onde supostamente Grievous está, para capturá-lo. Essa decisão deixou Anakin ainda mais contrariado, que acreditava ser ele o Jedi ideal para tal busca. O Comandante Clone Cody se comunica com os Jedi e informa que Obi-Wan Kenobi está próximo de capturar Grievous. Mace Windu pede então que Anakin vá avisar o Chanceler das novidades. A reação de Palpatine poderá responder as dúvidas que pairam sobre a sua pessoa. E Anakin volta com uma terrível revelação: Palpatine é o Mestre Sith que o Conselho procurava.
Mace rapidamente reúne outros 3 Cavaleiros Jedi e parte para prender o Chanceler. Anakin quer ir junto, mas Windu não permite, pede que fique esperando na sala do Conselho. Mace chega no escritório de Palpatine e anuncia a sua prisão. O Chanceler se irrita e ataca os Jedi, sendo que rapidamente os 3 que acompanhavam Windu estão mortos. Mace sobrevive, segura e consegue render Palpatine. Nesse momento Anakin Skywalker chega na sala. O Chanceler Supremo afirma ao jovem Jedi que Mace Windu quer matá-lo para tomar o poder e atira raios da força no Mestre Jedi. Windu se protege com seu sabre-de-luz e os raios parecem deformar o rosto de Palpatine. Este afirma estar fraco e suplica piedade à Mace. Anakin também tenta demovê-lo da idéia, argumentando que um ataque mortal agora iria contra o Código Jedi e que só Palpatine pode ajudá-lo. Windu não escuta e parte para o ataque, sendo impedido por Anakin, que por impulso corta o braço e desarma Mace. Palpatine então ataca Windu com raios da força, atirando-o para fora da janela do escritório. Assim morre Mace Windu.

c3po

O C-3PO é um andróide do mundo fictício de Star Wars (Guerra nas Estrelas). É um "dróide de protocolo" (intérprete e relações-sociais) fluente em 6 milhões de meios de comunicação. Foi inspirado no robô de Metrópolis[1].
Sempre junto com seu parceiro R2-D2, C-3PO é o único (ao lado de R2) personagem a aparecer nos 6 filmes interpretado pelo mesmo ator (Anthony Daniels).

Episódios I, II e III

C-3PO foi encontrado no lixo e reconstruído por Anakin Skywalker a partir de todo tipo de sucata para ajudar a mãe.
No começo ele era simples, com todos os seus mecanismos expostos. Alguns anos depois, a mãe de Anakin, Shmi, lhe deu placas de revestimento para protegê-lo das tempestades de areia.
10 anos depois de ser ativado, C-3PO reencontra Anakin e R2-D2. Vai com eles para o planeta Geonosis, onde C-3PO acidentalmente cai numa fábrica de dróides, onde é decapitado e tem sua cabeça fundida num dróide de batalha R2-D2 volta as peças pro lugar.
Depois, R2-D2 e C-3PO são as únicas testemunhas do casamento de Anakin e Padmé Amidala.
C-3PO passa a trabalhar para Padmé (que lhe dá novo revestimento, dourado) nas missões diplomáticas. Ao fim desses episódios, C-3PO tem sua memória apagada.

r2-d2


R2-D2 era um simples dróide astromecânico, a serviço da Rainha Amidala de Naboo. Ao salvar a nave da rainha da destruição, passa a ser visto com mais atenção.
No planeta Tatooine, R2 conhece Anakin Skywalker e seu futuro parceiro C-3PO, que havia sido encontrado no lixo e remontado por Anakin.
R2 por acidente entra num caça Naboo e vai em batalha junto com Anakin. Lá destroem a nave de controle dos dróides inimigos e são aclamados como heróis.

O Ataque dos Clones

Dez anos depois, R2 continua a serviço de Amidala, e depois que ela sofre dois atentados, vai com Anakin para Naboo, a fim de protegê-la.
Depois os três voltam para Tatooine e lá R2 se reune com C-3PO, que iria com eles para o planeta Geonosis.
Em Geonosis, R2 salva Amidala da morte na fábrica de dróides e depois ajuda C-3PO, que havia sido decapitado e teve sua cabeça fundida com o corpo de um dróide de batalha, a voltar ao normal.
R2-D2 e C-3PO são as únicas testemunhas do casamento de Anakin e Amidala.

A Vingança dos Sith

Três anos depois, R2 ajuda Anakin e Obi-Wan Kenobi a salvar o chanceler Palpatine.
R2 vai como co-piloto da nave de Anakin até Mustafar, planeta vulcânico onde Anakin, possesso pelo Lado Negro da Força, enfrenta Obi-Wan e perde.
R2 se junta a Padmé, Obi-Wan e C-3PO, que vieram ao resgate de Anakin. Depois, C-3PO tem suas memórias apagadas, mas R2 permanece com sua memória inalterada. Neste momento ele emite um som para o C-3PO que remete a um deboche.

Uma Nova Esperança

R2-D2 e C-3PO agora trabalham em uma nave do planeta Alderaan, servindo ao Capitão Antilles. Quando a nave de Darth Vader ataca e captura a de Leia, ela implanta planos do novo projeto imperial, a Estrela da Morte, na memória de R2. Depois, R2 e C-3PO entram numa cápsula de emergência e são ejetados no planeta desértico Tatooine.
Lá, os robôs são capturados pelos jawas, "urubus de tecnologia", e vendidos aos humilde fazendeiros Owen Lars e Luke Skywalker.
Ao limpar R2-D2, Luke ativa a mensagem holográfica de Leia, endereçada a Obi-Wan Kenobi. Luke se lembra do ermitão Ben Kenobi, mas seu tio Owen não deixa ir procurá-lo.
Porém, à noite, R2 resolve ir atrás de Ben. Luke e C-3PO vão procurá-lo, e acham o dróide e Ben.
Ben, que é de fato Obi-Wan, alega nunca ter possuído um dróide, mas vê a mensagem de Leia, pedindo para contatar o pai dela em Alderaan. Obi-Wan, Luke e os dróides resolver ir para lá guiados por Han Solo.
Quando vão chegar a Alderaan, a Estrela da Morte destrói o planeta. Um "raio trator" da Estrela captura a nave de Solo, a Millenium Falcon. Obi-Wan invade a estrela para desligar o raio trator, enquanto Luke, Han e o parceiro Chewbacca vão resgatar Leia, e os dróides ficam encarregados de vigiar a segurança. Depois de tudo pronto, a Falcon foge para a base da Aliança Rebelde.
Luke resolve ir na missão de destruir a Estrela da Morte, com R2 como co-piloto, e consegue.

O Império Contra-Ataca

Após a invasão do Império à base rebelde em Hoth, R2-D2 acompanha Luke até Dagobah, lar do Mestre Yoda.
Luke avança no treinamento Jedi, mas é obrigado a interromper para salvar Leia e Han em Bespin.
Ao chegar lá, R2 se une à Aliança, remonta o desmanchado C-3PO e conserta o propulsor de hiperespaço da Falcon.

O Retorno de Jedi

R2 e C3PO são enviados para passar uma mensagem ao gângster Jabba the Hutt, que está com Han Solo congelado. Jabba fica com os robôs até que Luke, Leia e Lando irem ao resgate de Han.
Luke volta à Dagobah, onde Yoda morre, e conversa com o espírito de Obi-Wan.
Uma missão é enviada à lua florestal de Endor, onde o Império construiu um campo de força para proteger a segunda Estrela da Morte.
Entre os designados estão Luke (que em certo ponto vai para a Estrela ver Darth Vader), Leia, Han e os dróides. R2 tenta abrir a central emissora do escudo, mas o computador o repele. Só abrem à força, com a ajuda dos nativos.
Ao desligar o escudo, as forças rebeldes destroem a Estrela da Morte. E o Império estava finalmente derrotado.

conde dokkan


No passado ele foi um grande mestre Jedi e o mentor de Qui-Gon Jinn. Lutou em muitas batalhas antes dos filmes, como na luta contra os Mandalorians, onde conhece Jango Fett, que futuramente seria contratado pela Confederação de Sistemas Independentes. No entanto, seus pontos de vista políticos radicais o levaram a aderir aos Sith e ao Lado Negro da Força. Ele se torna aprendiz de Darth Sidious (que era na realidade o Chanceler Palpatine) e adota o nome de Darth Tyranus. Mais tarde, Dooku torna-se líder da Confederação de Sistemas Independentes, que quer se livrar do jugo da República Galáctica.

Dooku treinou o General Separatista Grievous nas artes com sabre de luz, mas não nas habilidades da Força, pois Grievous não era forte com ele. Treinou também Asajj Ventress, que só serviu de isca para o jovem Anakin Skywalker, para que este sucumbisse ao Lado Sombrio.
Dooku é assassinado por Anakin Skywalker, que toma seu lugar como o novo aprendiz de Darth Sidious, Darth Vader.

darth maul

Darth Sidious o encontrou quando ele tinha apenas 12 anos e em breve se tornou um perito em artes marciais. Sidious o nomeou como: "Lord of Sith", com o pseudônimo de Darth Maul. Sua ambição em se tornar o maior lutador Sith o fez aprender a usar o sabre de luz, que ele realmente o faz com precisão incrível. Ele usa um sabre de luz de duas lâminas, que ele mesmo fabricou e está preparado para enfrentar qualquer Jedi. Foi treinado e instruído a sentir ódio e destruir os Jedi. Ele é o aprendiz leal de Sidious. Com a face tatuada em vermelho e preto, sua aparência é maléfica. Tem o medo como aliado. Implacável e próximo da perfeição. Maul foi uma arma forjada pelas odiosas energias do Lado Negro para assegurar a vitória dos Sith sobre a Ordem Jedi. Uma criatura do puro mal, não tinha personalidade além da devoção ao seu mestre. Seu objetivo era singular – vingança sobre os Jedi pela dizimação das Ordens Sith.
A República tomou conhecimento da existência de Maul somente como um misterioso atacante. Enquanto Qui-Gon Jinn escoltava a fugitiva Rainha Amidala de Tatooine para Coruscant, Darth Maul os perseguiu em seu Sith Speeder e caiu sobre o Mestre Jedi. O ataque de Maul foi impiedoso; ele brandiu violentamente seu sabre de luz contra Qui-Gon que escapou devido a ajuda do Royal Starship da Rainha.
Qui-Gon ficou surpreso e estava despreparado para esse ataque. Os Sith, como todos supunham, estavam extintos, desaparecidos da galáxia por um milênio. Porém a evidência estava lá – um atacante negro, treinado nas artes Jedi, brandindo um sabre de luz Sith.
Maul foi despachado por Darth Sidious para rastrear a Rainha, uma façanha que ele cumpriu por meios misteriosos e ainda desconhecidos, ainda que eficazes. Viajando em seu Sith Infiltrator, Maul vasculhou a galáxia à procura da Rainha desaparecida, e reportou seus resultados à seu mestre. Quando Amidala retornou à Naboo, Maul estava lá, esperando para enfrentar os Jedi mais uma vez.
Como um exemplo inegável de suas habilidades e devoção, Maul mergulhou de cabeça na batalha contra dois guerreiros Jedi. Usando seu sabre de luz duplo, Maul levou ambos, Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn ao coração do Palácio Real de Theed. Quando os Jedi foram separados, Maul matou Qui-Gon, e Kenobi tomado pela ira, o atacou. O chamado Padawan (que chegou a tocar o Lado Negro) foi barrado por Maul que com o uso da Força subjugou momentaneamente o jovem aprendiz. Devido à sua arrogância e desprezo pelos Jedi, Maul subestimou Kenobi e num rápido lance a luta teve uma reviravolta e acabou cortado ao meio por um inesperado golpe de sabre.
Um olhar de confusão e espanto atravessou a face tatuada de Maul. Seu corpo caiu dividido em dois, em direção ao esquecimento.
Era apenas uma questão de tempo até Sidious tomar um novo aprendiz.

No Universo Expandido

Os Sith Lords foram criados pelos próprios Jedi pois a ambição, principal despertar do lado negro, tomou o mestre Jedi Kalin Assad. Kalin foi proibido pelo Conselho Jedi de estudar o Lado Negro. Assim sendo, ele desafiou o Conselho e continuou o seu estudo logo se tornando o primeiro Sith Lord. Não demorou muito para ter seu aprendiz e logo já eram mais de 50.000 Siths. Mas como a ambição, a ganância pelo poder era fruto do Lado Negro, e começou uma guerra entre os Sith Lords pelo poder. Aliando esta guerra a seus maiores inimigos, os Cavaleiros Jedi.
Após vários anos de disputa os Sith foram extintos de todo o universo. Mas o Conselho não sabia que havia sobrado um único sobrevivente. Este começou então a ensinar exclusivamente um aprendiz trazendo uma nova ordem Sith (um mestre e um aprendiz). Mais tarde surgiu Darth Sidious, destinado a destruir os Jedi do universo.
Não se sabe ao certo como Darth Sidious veio a encontrar seu jovem e mortal aprendiz. Ele foi criado desde cedo para ser uma arma, temperado por um treinamento severo e abusivo para se tornar um incrível guerreiro. Zabrakiano de Iridonia, Maul abandonou todos os seus traços de identidade quando recebeu seu nome Sith. Tão completa era sua devoção que ele suportou a agonia de ter intricadas tatuagens de símbolos Sith em todo o seu corpo.
No interesse de evitar o conhecimento da presença Sith pelos Jedi, todas as missões de Maul eram executadas discretamente, nas sombras. Maul assassinou inúmeros inimigos cujas atividades eram um empecilho ao crescente movimento Sith. O guerreiro negro ainda se infiltrou no coração da maior organização criminal da galáxia, a Black Sun, assassinou, e escapou ileso.
Maul tem uma gama de ferramentas para ajudar em suas missões. Seu Sith Infiltrator é uma nave estelar modificada com dispositivos de camuflagem. Seu Sith Speeder é inclinado e desarmado, para conseguir grande velocidade. No passado, chegou a empregar C-3PX, um droid de protocolo modificado como assassino.

Curiosidades

O desenvolvimento de Darth Maul passou por muitas definições antes do design final. O artista conceitual Iain McCaig criou todo o tipo de diferentes designs de elmos, tentando chegar a um visual mascarado que rivalizasse com Darth Vader. Eventualmente, adaptou um conceito que havia criado para personagens do Senado - rostos pintados e tatuados - e chegou ao visual de Darth Maul.
Darth Maul foi mostrado pela primeira vez em A Ameaça Fantasma, mas, para desapontamento de muitos fãs, seu personagem foi morto no fim do filme. O incrível visual de Maul, em adição a seu papel limitado, deixou muitos fãs querendo saber mais sobre este personagem.
De acordo com o IMDB, "...Apesar dos curiosos fanáticos por Star Wars afirmarem que Ray Park iria retornar como Darth Maul em Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002), suas muitas especulações foram derrubadas pelo próprio George Lucas com o anúncio de que apesar de que este personagem específico não iria voltar no segundo filme, Park iria de fato interpretar um papel em Episódio II..."
Aventuras anteriores de Maul estão documentadas nos seguintes trabalhos: Jedi Coucil: Acts of War (minissérie de revista em quadrinhos, Darth Maul: Saboteur (ebook), Darth Maul (minissérie de revista em quadrinhos), Episode I Adventures: The Fury of Darth Maul (conto), Darth Maul: Shadow Hunter (romance), e Episode I Journal: Darth Maul (conto).

boba fett


Boba Fett é o clone de Jango Fett, o qual o criou como seu filho. Inclusive todos os clones do exército da República Galáctica são clones do mercenário Jango Fett, mas possuem aceleração de crescimento. Boba Fett se desenvolve normalmente como um humano normal. Jango Fett tem participação importante em Ataque dos Clones, pois guia o jedi Obi-Wan Kenobi até o esconderijo do sith Conde Dooku. Jango é morto pelo mestre jedi Mace Windu no final do filme com um golpe certeiro que lhe decapita, enquanto Boba assiste a tudo. Motivação de seu ódio pelos jedi.
Após a morte de seu pai, Boba Fett cresce sob a tutela de Jabba, O Hutt, fazendo parte de sua corte, passando a fazer seus serviços sujos. Boba acaba se tornando um dos maiores caçadores de recompensa da Galaxia, sendo invejado por outros caçadores, tais comoGreedo, Bossk e 4-LOM, entre outros.
Altamente armado e equipado, usa a mesma armadura Mandaloriana de seu "pai", Jango Fett, com sutis diferenças na cor e que também carrega consigo "lembranças" de suas presas. Sua nave é a Slave I, a mesma de seu "pai", modificada várias vezes até o modelo IV.

O Império

Trabalhando para Darth Vader, ele foi responsável pela captura de Han Solo na Cidade das Nuvens, Bespin. Han foi levado por Boba para Jabba, em Tatooine, congelado em carbonita.

Fim ?!?

Foi dado como morto em um acidente no episódio VI da saga. Quando tentava executar Han, Chewbacca e Luke Skywalker, seus jatos foram acionados acidentalmente por Han e ele acabou caindo na boca do monstro Sarlacc que o engoliu.
Entretanto ele não morre, pois consegue matar o monstro e, depois de muito sofrimento, sobrevive com a ajuda do caçador de recompensas Dengar, que se torna seu grande amigo (Esses detalhes não aparecem no filme).

Curiosidade

  • Apesar de não ter controle sobre a Força, é mostrado no livro Legado da Força que Boba Fett tivera um sabre de luz, que, supostamente, roubara de um jedi que matara. Ele ainda tivera vários desentendimentos com Darth Vader, sendo que, em um deles, chegara a lutar com o mesmo.
jabba

Jabba the Hutt (Jabba, o Hutt) é um personagem fictício da saga de space opera do diretor norte-americano George Lucas, Guerra nas Estrelas (Star Wars). Fez sua primeira aparição já no primeiro filme da série, Uma Nova Esperança, onde é apresentado como um gângster mau que extorque dinheiro de Han Solo, depois de tê-lo ajudado a esconder uma carga ilegal. Uma massa revoltante de carne gordurosa e repleta de insetos, dotado de um amor sádico pela tortura, Jabba serve como um antagonista menor durante a primeira fase da série, onde ele é mostrado abusando de diversos de seus subordinados, colocando uma recompensa na cabeça de Solo, tentando matar Luke Skywalker e raptando a Princesa Leia para usá-la como escrava sexual. Em The Phantom Menace, Jabba pode ser visto dando início à corrida de pods (Boonta Eve Classic), onde Anakin Skywalker derrota Sebulba e todos os outros competidores. Em Retorno de Jedi Jabba é mostrado como um alienígena corpulento e com formato de lesma;[1] sua aparência também já foi descrita como a de um sapo, ou até mesmo o Gato de Cheshire.[2].
Jabba foi interpretado originalmente por Declan Mulhouland, porém nos outros filmes ele passou a ser feito através de uma imagem gerada por computador (computer-generated image, CGI). Além dos filmes, Jabba, o Hutt também é citado na literatura da série, onde também é conhecido pelo seu nome completo, Jabba Desilijic Tiure.[3]