29 de dezembro de 2010

star wars o imperio contra ataca está em biblioteca!




Grandes filmes que marcaram época em Hollywood são guardados pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Desde 1989, a entidade acrescenta a seu acervo 25 títulos com valor artístico e simbólico para a comunidade norte-americana. A lista deste ano mostra que não importa o gênero ou a qualidade da produção, mas leva em conta seu impacto ao chegar às telas.

Um dos principais longas que será preservado é o cultuado ‘Star Wars - Episódio V: O Império Contra-Ataca'' (1980), de Irvin Kershner. O segundo filme da trilogia original é marcado pela icônica cena na qual o vilão Darth Vader diz ao Jedi Luke Skywalker que é seu pai. A revelação muda os rumos da saga de ficção científica criada pelo cineasta George Lucas e que se transformou em um gigantesco fenômeno pop que perdura até hoje. Vale ressaltar que, para um grande número de fãs da série, ‘O Império Contra-Ataca'' é apontado como a melhor das seis produções cinematográficas de ‘Star Wars''.
Outro título de destaque na lista é o popular ‘Os Embalos de Sábado à Noite'' (1977). Com direção de John Badham, o retrato da juventude que se divertia ao som da música disco elevou ao estrelato John Travolta. Além de sua boa atuação, o astro mostrou ao mundo que também sabe dançar - característica que tem levado ao longo da carreira.

A morte do cineasta Blake Edwards (1922-2010) no início do mês parece ter dado uma ‘mão'' para que a Biblioteca do Congresso mostrasse seu respeito a sua obra mais conhecida pelo grande público: a comédia ‘A Pantera Cor-de-Rosa'' (1963). Apostando no estilo pastelão e em situações non sense, o filme apresenta o atrapalhado Inspetor Clouseau (interpretado pelo inesquecível Peter Sellers) tentando desvendar o mistério do roubo de uma valiosa joia.

O gênero do terror também encontra espaço entre os grandes longas da história com o clássico ‘O Exorcista'' (1973), de William Friedkin. A possessão da pequena Regan por um espírito maligno marcou época e as lendas urbanas que rondam suas filmagens dão a ele clima macabro o bastante para que ainda seja lembrado como o longa mais assustador já realizado pelo cinema.

A lista completa dos novos integrantes traz ‘Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu!'', ‘Todos os Homens do Presidente'', ‘Malcolm X'', o curta-metragem ‘Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB'', o documentário ‘Let There Be Light'' e os anúncios cinematográficos ‘Newark Athlete'' e ‘Preservation of The Sign Language''.
A escolha dos filmes a serem preservados leva em consideração sugestões vindas da National Film Preservation Board e também por parte do público. Após a seleção feita pelo acadêmico norte-americano James H. Billington, a biblioteca adquire cópias originais das produções afim de dar a elas as condições necessárias para que sejam guardadas corretamente e não se percam com o passar do tempo. O projeto já contemplou um total de 550 títulos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

regras de comentario
1-não são permitidos palavroes
2-não são permitidas ofensas
3-não são permitidas palavras de conotação pornografica