21 de janeiro de 2011

Sorocabanos produzem fan film sobre Star Wars


Consta na wikipédia, a enciclopédia livre da internet: “Fan films são produções independentes relacionadas a uma obra existente (não necessariamente outro filme), criado por fãs”. E a arte que é febre nos Estados Unidos está chegando ao Brasil. Em Sorocaba, vem pelas mãos de sete jovens que concluíram em dezembro a graduação em Cinema, no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Eli André Corrêa, Mariana Mufald, Maurício Castro, Larissa Buganza, Léo Marques, Leonardo Bagarolo e Pamela Abraham criaram um fan film inspirado em Star Wars, chamado de “Assassino de Jedis”. Conta a sinopse que, depois do final das Guerras Clônicas (Clone Wars), os Jedis são considerados foras-da-lei e caçados por toda galáxia. Um assassino misterioso está eliminando muitos Jedis. O Conselho Jedi tenta se reunir para evitar o pior. Com 8 minutos e 50 segundos de gravação, o fan film conseguiu registro no site americano especialista no assunto: www.fanfilm.net, onde consta como a primeira produção brasileira nessa categoria.

Eli André Corrêa explica: é que no Brasil ainda não foi muito difundida essa prática. O que se tem e de monte são vídeos curtos de pessoas simulando lutas de espada distribuídos pelo Youtube. No caso dos sorocabanos, a intenção foi a de realizar algo mais profissional, tanto que trata-se do projeto de conclusão de curso dos colegas. “Fizemos efeitos especiais, conseguimos as roupas, tudo nós criamos”, enfatiza Eli que, do grupo, é o mais apaixonado pela série. Tanto que tem o Darth Vader tatuado no braço.

A ideia de realizar esse tipo de produto nasceu de uma constatação. Como explica Eli, a maioria dos alunos acaba realizando um curta-metragem em película. O problema é que esse curta acaba tornando-se um enorme “elefante branco”, pois há muitas dificuldades em veiculá-lo e acabam fadados a festivais. Por esse motivo, optaram pelo formato, que pode ser acessado gratuitamente pela internet, basta colocar o nome do fan film ou mesmo o nome da produtora Rec Filmes no youtube.

Mais produções

Fan films não são apenas sobre Star Wars. “O pessoal filma o que mais gosta. Tem de tudo, até desenho”, explica Eli, que pretende dar continuidade à saga do primeiro filme, com mais duas gravações. Para isso, pede para os fãs de série que gostariam de participar, entrarem em contato. Além do “Assassino de Jedi”, o grupo de sorocabanos está com mais duas comédias também disponíveis na internet: “Karaokê” e “Família D’Emo”, essa última, que mostra uma família emo, onde apenas o filho é metaleiro, já passou dos dois mil acessos.

Conforme Eli, o vídeo brinca com o universo emo/colorido. Uma família fora do comum, onde todos são emos, menos o filho que gosta de metal. “Esse vídeo foi exagerado nas cores pra destacar o clima colorido da família, e onde o filho é sempre cinza”. Em “Karaokê”, o vídeo acompanha uma noite na vida de Márcio, um rapaz que odeia Karaokê mas se vê obrigado a ir em um para conquistar uma garota. Além de aturar as piores músicas que um karaokê pode oferecer, ele ainda se vê em um engraçado embate com um flanelinha.

“Karaokê é uma estória que quando você acha que começou é porque já acabou”, sintetiza. Todas as produções tem menos de 10 minutos de duração. Os produtores, agora recém-formados em Cinema, também pretendem trazer a produtora - até então fictícia - para fora da sala de aula e trabalhar com documentários, ficção. Só não querem partir para filmes publicitários. “Já tem muito na cidade”, considera Eli.

Para ver e participar

Para quem quiser participar da sequência do fan film sobre Star Wars, o contato dos produtores por email é recfilmes@gmail.com. Tanto o fan film quanto as comédias estão disponíveis no youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

regras de comentario
1-não são permitidos palavroes
2-não são permitidas ofensas
3-não são permitidas palavras de conotação pornografica