25 de novembro de 2010

Ator que deu corpo a Darth Vader lembra suas aventuras como vilão de 'Star wars'

a mesma semana em que o vestuário original de Darth Vader, usado na sequência da primeira trilogia 'Star wars', 'O Império contra-ataca' (1980), está para ser vendido num leilão na casa Christie's , em Londres (que deve alcançar um valor na casa dos US$368 mil), o ator David Prowse, o homem por dentro da vestimenta (a voz era de James Earl Jones), concedeu uma entrevista ao site da BBC news , revelando detalhes curiosos do por trás das câmeras das filmagens do primeiro 'Star wars', e de como ele aguentou aquela roupa:
- As filmagens do primeiro filme aconteceram durante o verão de 1976. A roupa era feita de couro. Eu usava só uma camiseta e cuecas por baixo, e o calor era tanto que eu mal conseguia ver através do visor do capacete, que ficava embaçado. Então, como eu não enxergava nada, não sabia para onde ia!
Para os poucos que ainda não sabem, Darth Vader, por muitos anos, foi considerado o maior vilão do cinema. E ainda é. Prowse vestiu a armadura de Vader nos três primeiros filmes da trilogia original. Antes disso, por conta de seu tipo físico (era fisioculturista), vestiu outras máscaras e roupas de mostros, mas pôde ser visto ao natural em 'Laranja mecânica', de Kubrick, como o assistente do homem que fica paraplégico ao ser surrado pela gangue de Alex.
Embora já tenham se falado por telefone, Prowse contou na entrevista que nunca se encontrou pessoalmente com o ator americano James Earl Jones (a voz do slogan 'This is CNN'), que fazia a voz cavernosa: "Sou um grande fã de seu trabalho e grande parte do charme de Vader se dá por causa da sua voz".
Prowse deu uma olhada na roupa que irá a leilão (que pertence a um colecionador particular, que a adquiriu em 2003 e a está vendendo por motivos de saúde), mas não verificou se ela é, com certeza, a que usou no filme. As roupas originais estão todas nos arquivos da LucasFilm, nos Estados Unidos. Todas as outras, que são vendidas em leilões, fizeram parte de cenas secundárias ou eram roupas reserva. A última vez em que Prowse vestiu a roupa original de Vader foi em 1990, para cenas de um game da LucasArts.
- Eles mandaram a roupa para mim, com um segurança, para que eu a usasse nas filmagens de cenas para o videogame 'Rebel Assault II', disse à BBC.
Como fisioculturista, Prowse interpretou vários monstros em filmes e séries da TV inglesa dos anos 60 e 70. Quando foi escalado para Darth Vader, ele já era conhecido numa série em que fazia o super herói Green Cross Code Man. 'Quando botei a roupa do Vader, era só mais uma roupa. Pra mim, aquele era só mais um filme vagabundo como os que eu fazia - diz ele, rindo - Eu estava cercado de criaturas esquistas e robôs, não fazia ideia no que aquilo iria dar.
Por conta de um segredo do filme 'O império contra-ataca", o nível de mistério nos sets era alto, tanto que Prowse nem pôde ler todo o script. Suas falas do dia seguinte chegavam via correio. Para a grande cena entre ele e Luke Skywalker (Mark Hammil), quando o tal segredo é revelado, Prowse sequer teve falas. O diretor pediu apenas para que ele se movesse dramáticamente. Ele só foi descobrir o tal segredo quando assistiu ao filme em sua premiére.
- De repente eu me vi dizendo a célebre frase 'Luke, i´m your father' (Luke, sou o seu pai) e eu não tinha a menor ideia daquilo! Eu estava sentado atrás de Mark Hammil, que sabia as falas, e ele ficou assustado ao notar que eu não sabia. Pensou que eu ia lhe bater. E bem que me deu vontade (ri).
Durante anos, Prowse viajou o mundo aparecendo em convenções de Star Wars, embora sua relações com a LucasFilm não sejam das melhores hoje em dia, a ponto de o impedirem de fazer aparições nos EUA:
- Nós estávamos para começar as filmagens de 'O retorno de Jedi' e fui acusado de ter passado informações sobre o filme. Eu nem tinha uma cópia do roteiro, mas mesmo assim fui chamado de falastrão - diz Prowse, que tem negado o fato durante anos, e hoje é uma espécie de parente distante da família Lucas.
Enquanto isso, David Prowse, aos 75 anos, continua atuando em filmes independentes, como 'The kindness of strangers', da diretora estreante Deborah Hadfield, exibido em Cannes este ano. E, para o ano que vem, já foi escalado para um thriller romântico, 'Sweetest love'. A armadura de Darth Vader será leiloada como parte do evento 'Popular Culture: Film and Entertainment', no dia 25 Novembro, na filial da Christie's, em South Kensington, em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

regras de comentario
1-não são permitidos palavroes
2-não são permitidas ofensas
3-não são permitidas palavras de conotação pornografica